AAP testa novas regras nos Abertos de San Jorge e Jockey Club

Quatro regras serão testas durante as competições

Primeiras competições de alto handicap da temporada argentina, os Abertos de San Jorge e do Jockey Club não servirão apenas para que as equipes e jogadores iniciem sua preparação para a disputa da Tríplice Coroa Argentina de 2018, mas também para que a Associação Argentina de Polo (AAP) teste algumas novas regras que poderão ser implementadas futuramente.

A AAP propõe quatro novas regras que serão testadas nos próximos abertos na Argentina. Após a realização dos testes, a entidade, juntamente com a associação de jogadores e a comissão de arbitragem irão discutir se as mesmas serão aplicadas nos torneios da Tríplice Coroa Argentina ou não. As novas regras são:

1) Trocar de lado na metade da partida

As equipes atacarão metade da partida para um lado e, após o intervalo (terceiro chukker) haverá a troca do local de ataque. O objetivo é simplesmente para facilitar o entendimento do jogo pelo público.

2) 6 faltas por jogador

Quando um jogador cometer sua sexta falta no jogo ele deverá deixar a partida, podendo ser substituído. O objetivo é evitar as faltas e deixar o jogo mais dinâmico.

3) Chicote não poderá ser usado de maneira desnecessária ou excessiva

O jogador só poderá usar o chicote em situações excepcionais, não podendo usa-lo em lances de bola morta ou fora de jogo. O juiz deverá, no mínimo, cobrar uma falta técnica de meio campo como punição, podendo aplicar qualquer outro tipo de sanção técnica.

4) Está permitida golpear a bola com qualquer parte do corpo somente uma vez por jogada

O jogador poderá utilizar qualquer parte de seu corpo para golpear a bola em uma única vez por jogada. Caso faça isso por mais de uma vez será cobrada falta local a favor da equipe adversária.

Imagem da sede da AAP em Pilar (crédito - pololine.com)
Imagem da sede da AAP em Pilar (crédito – pololine.com)