Os estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário Max Planck (UniMAX) estão em preparação para a Competição Nacional das Ligas do Trauma e Emergência, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de março, no Laboratório de Habilidades da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM – Unicamp).
Além dos treinamentos realizados semanalmente nos laboratórios do centro universitário, os estudantes participaram de uma simulação de atendimento às vítimas de acidente. A ação foi promovida em Campinas (SP) pelo Hospital Santa Tereza e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) com o objetivo de conscientizar os cidadãos de que a imprudência no trânsito pode resultar em vidas perdidas e de praticar os protocolos de atendimento das equipes de urgência e emergência.
De acordo com a docente do curso de Medicina da UniMAX, Dra. Cilmara Polido Garcia, essa foi mais uma oportunidade para os alunos praticarem e se prepararem para a competição nacional. “Estiveram presentes quatro alunos da Liga Acadêmica de Clínica Médica (Laclim) e duas alunas da Liga Acadêmica de Enfermagem e Urgência e Emergência. Além de quase 10 professores dos cursos de Medicina e Enfermagem”, explica a docente.
A equipe vencedora da seletiva nacional será a representante do Brasil durante a competição internacional de simulação realística das Ligas de Trauma e Emergência durante o Congresso Internacional das Ligas de Trauma e Emergência, que será realizado em Campinas entre os dias 1 e 3 de julho deste ano.
Para a docente do curso de Medicina, a participação dos alunos na simulação foi uma excelente oportunidade de aprendizado e vivência. “Na simulação os alunos têm uma noção muito próxima do que eles irão enfrentar na realidade e no dia a dia de seu trabalho e, consequentemente, estarão mais capacitados para a competição nacional. A UniMAX prioriza o aprendizado na prática e é muito nítido o ganho de capacitação que eles recebem com atividades como essa”, diz Cilmara.
Acidente fictício
A simulação envolveu um carro com quatro ocupantes, um ciclista e um pedestre, que representaram as vítimas de um atropelamento. Foram seis vítimas no total, sendo cinco leves (pedestre, ciclista e passageiros do veículo) e uma grave (motorista do veículo). Como fatores de risco envolvidos estiveram o excesso de velocidade e desrespeito à sinalização.
Três viaturas do Anjos Ambulâncias e duas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), apoiadores do evento, prestaram os primeiros socorros e realizaram os protocolos de atendimento, estabilização das vítimas e transporte ao Hospital Santa Tereza. As vítimas foram representadas pelos estudantes da UniMAX e de outras instituições de ensino apoiadoras do evento.
A simulação também contou com o apoio do Núcleo de Saúde do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Sobre UniFAJ e UniMAX
Com 25 anos de atuação e mais de 10 mil alunos formados, o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX), ambos do Grupo UniEduK, são instituições reconhecidas pelo MEC com nota máxima (5). São mais de 50 cursos nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio, distribuídos entre 8 campi nas cidades de Jaguariúna e Indaiatuba, no interior de São Paulo. A estrutura inclui hospitais veterinários, centros de especialidades médicas, clínicas médicas e laboratórios modernos. O modelo de ensino é baseado em metodologias ativas de aprendizado e os cursos presenciais contam com pelo menos 50% de aulas práticas desde o início, além de certificações intermediárias nas modalidades EAD, extensão, pós-graduação e MBA.
Conteúdo publicitário e foto de responsabilidade do Grupo UniEduK.