Após três anos, La Dolfina volta a conquistar Aberto de Hurlingham

Equipe de Adolfo Cambiaso superou Ellerstina e chegou ao seu décimo título

Depois de perder a decisão para sua rival nos últimos três anos, La Dolfina superou Ellerstina por 16 a 13 neste sábado (9) e conquistou pela décima vez o título do Aberto de Hurlingham. Final da segunda etapa da Tríplice Coroa Argentina 2019 foi disputada no campo 1 de Palermo.

Cambiaso e companhia seguem mostrando que La Dolfina é uma das grande equipes da história do polo argentino. Sem perder no campo 1 de Palermo em decisões há sete anos, a equipe mostrou superioridade e venceu Ellerstina de maneira segura neste sábado.

Com boa atuação de Gonzalito Pieres no primeiro período, Ellerstina começou melhor e largou na frente do placar mas ainda na primeira parcial La Dolfina conseguiu a virada e fechou em 4 a 2. A partir daí a equipe passou a dominar o confronto a aproveitar bem suas oportunidades de ataque enquanto Ellerstina pecava principalmente nas cobranças de penais. Com isso o placar chegou ao intervalo com La Dolfina à frente por 8 a 5.

No quinto período, em um de seus melhores momentos no jogo, Ellerstina conseguiu diminuir após gols anotados por Polito e Facundo Pieres mas Juan Martin Nero e Pelon Stirling logo frearam a reação de sua adversária. Nos últimos três tempos o cenário pouco mudou. La Dolfina soube controlar o resultado favorável, com destaque para boas atuações de Nero e Pablo MacDonough, enquanto Ellerstina ameaçava mas não conseguia encostar no marcador. No fim o triunfo de 16 a 13 deu a La Dolfina mais um título do Aberto de Hurlingham.

Encerrada a partida, a Associação Argentina de Polo (AAP) iniciou a cerimônia de premiação. Artilheiro do dia com sete gols, Juan Martin Nero ficou com o prêmio de MVP enquanto Gonzalito Pieres recebeu o troféu de Fair Play. Em relação aos cavalos a AAP premiou Dolfina Cuartetera B04 Clon, jogada por Nero, como melhor animal da final enquanto a Associação Argentina de Criadores de Cavalos de Polo (AACCP) deu a Open Candy Kiss, de Facundo Pieres, a capa de melhor animal inscrito na competição.

Ellerstina e La Dolfina voltam a campo na próxima sexta-feira (15) para a decisão adiada do Aberto de Tortugas. Partida terá reinicio no primeiro chukker com vitória parcial de La Dolfina por 2 a 0.

La Dolfina é campeã do Aberto de Hurlingham de 2019 (Crédito - Matias Callejo / AAP)
La Dolfina é campeã do Aberto de Hurlingham de 2019 (Crédito – Matias Callejo / AAP)
Aberto de Hurlingham 2019 – Final
La Dolfina 16 X 13 Ellerstina
Adolfo Cambiaso (10) 3 3 Facundo Pieres (10)
Pelon Stirling (10) 1 4 Gonzalito Pieres (9)
Pablo MacDonough (10) 5 3 Polito Pieres (10)
Juan M. Nero (10) 7 3 Nico Pieres (10)
Progressão: 4×2, 6×2, 7×3, 8×5, 10×7, 12×9, 15×12 e 16×13
Juízes: Gaston Lucero e Guillermo Villanueva
Campo: Palermo – campo 1
Data: 9/nov (sábado)