COO do Grupo Travelex detalha tendências financeiras para 2020

Ano novo, expectativa! Esta é a palavra que o mercado financeiro respira em face do que se desenha para o ano em curso, quando terminaremos com um novo cenário. Começamos o ano com o Cadastro Positivo, que cria um novo conceito para o mercado de credito e em especial para o consumidor final que ao longo de tantos anos sofreu para cumprir com as suas obrigações a juros muitas vezes absurdos e nunca teve vantagem nenhuma com a sua pontualidade.

Aliás, o grande contexto das alterações que virão ao longo do ano está focado no consumidor final, em que todo o mercado financeiro, sejam grandes corporações ou pequenas Fintech ou empresas de meio de pagamento terão de se curvar perante seu provedor de resultados, o cliente. Este processo terá continuidade com o Open Banking, que levara todos os participantes do mercado financeiro a compartilharem as informações de seus clientes (este processo está em consulta pública pelo Banco Central do Brasil), e deverá aumentar ainda mais a parcela de facilidades para os clientes que nos levará ao final do processo a um novo patamar no entendimento e atendimento de nossos clientes.

Mas não para aí, teremos ainda o SPI – Sistema de Pagamentos Instantâneos, cuja entrada está prevista para novembro quando através de número de celular, endereços de e-mail, QR Code e outros meios poderemos realizar transferências e efetuar pagamentos, decretando o início do fim do cartão de debito, dos boletos bancários e contas de consumo e outros instrumentos que hoje utilizamos para conduzir a nossa vida, tudo isto de forma instantânea, mudando assim a velocidade com que o ecossistema financeiro se relaciona. Por fim temos a mudança de legislação cambial, que conforme proposta em curso na câmara dos deputados em Brasília, irá atualizar nosso comercio Exterior a realidade dos países mais desenvolvidos, preparando-nos para um mundo onde a inteligência artificial, o algoritmo e os processos altamente automatizados ou robotizados (como alguns gostam ou preferem) estará mais perto e fazendo parte de nosso dia a dia.

O desafio que a indústria financeira irá viver neste ano será o mesmo da entrada do computador no dia a dia da população (anos 80), que levou alguns anos até atingir uma parte da sociedade, sendo que desta vez, qualquer pessoa com um telefone ou um computador será impactada neste processo e ao invés de anos para levar a cabo toda esta alteração, acontecerá a cada implantação e evoluirá no seguir de cada dia para novos patamares, portanto é um ano para não esquecer,  e tratar de  guardar na memória tudo o que vai acontecer, pois o Brasil não será o mesmo ao final deste ano.

João Manuel é COO do Grupo Travelex Confidence, composto pelas empresas Travelex Confidence, a corretora de câmbio e pelo Travelex Bank, o primeiro banco especializado em câmbio no Brasil.

Conteúdo patrocinado e de responsabilidade da Travelex Confidence. Texto: Travelex Confidence.