Ellerstina e La Dolfina reeditam final de Tortugas

Ellerstina e La Dolfina farão, pela 11ª vez consecutiva, a final do Aberto de Tortugas. Nesse final de semana as equipes venceram suas adversárias nos confrontos de semifinal e decidem o título da primeira etapa da Tríplice Coroa Argentina 2021 no próximo sábado (16). La Dolfina Brava e La Natividad fazem final da copa subsidiária.

O final de semana em Tortugas começou com o confronto entre La Natividad e Alegría válido pelo torneio subsidiário. Disputado na categoria handicap, Alegría começou a partida em vantagem de 9 a 0 mas não conseguiu segurar por muito tempo sua adversária que virou o jogo ainda no quarto período, 11 a 10. A partir desse momento La Natividad administrou o resultado e fechou a partida em 18 a 13, avançando a decisão. Pedrinho Zacharias terminou a partida com um gol anotado.

A adversária de La Natividad na final subsidiária será La Dolfina Brava, do brasileiro Rodrigo Andrade. No domingo Brava enfrentou La Irenita e cedeu 2,5 gols de vantagem pela diferença de handicap mas com grande atuação coletiva e destaque para Poroto Cambiaso logo virou o jogo e chegou a estar vencendo por 9 a 4,5 no fim do quarto período. No final La Irenita esboçou uma reação liderada por Cubi Toccalino mas a vitória por 14 a 9,5 e a vaga ficaram com La Dolfina Brava

Rodrigo Andrade na vitória de La Dolfina Brava sobre La Irenita (crédito – Matías Callejo / AAP)

Ellerstina e La Dolfina mais uma vez

Enquanto isso na competição principal Ellerstina foi a primeira a assegurar sua classificação ao bater La Ensenada no sábado. Atuando com Matias T. Zavaleta no lugar de Hilário Ulloa, Ellerstina tomou um susto no chukker inicial e saiu perdendo por 2 a 0, mas com boa atuação de Facundo Pieres virou o jogo e liderada por 11 a 5 na quinta parcial. No fim, vitória tranquila por 12 a 8 e vaga na decisão.

No domingo foi a vez da La Dolfina Saudi encontrar bastante dificuldade mas superar RS Murus Sanctus e chegar na disputa do título. O duelo foi bastante parelho e disputado gol a gol desde o primeiro tempo. RS Murus Sanctus, que iniciou a partida novamente com Magoo Laprida no lugar de Facundo Sola, acabou perdendo Pablo MacDonough lesionado no início do sexto chukker, sendo substituído por Facundo F. Llorente. Após entrarem no último chukker empatados, coube a Fran Elizalde marcar o gol da vitória de 11 a 10 de La Dolfina.

Diego Cavanagh na vitória de La Dolfina Saudi sobre RS Murus Sanctus (credito - Matías Callejo / AAP)
Diego Cavanagh na vitória de La Dolfina Saudi sobre RS Murus Sanctus (credito – Matías Callejo / AAP)

As finais do Aberto de Tortugas acontecem no próximo sábado (16). Às 13h30 La Dolfina Brava e La Natividad fazem a final subsidiária e às 16h é a vez de La Dolfina Saudi e Ellerstina decidirem o torneio principal.