Ellerstina e La Dolfina voltam a decidir Palermo

Equipes garantiram classificação e farão mais uma decisão do Aberto Argentino

O 127º Campeonato Argentino Aberto de Polo conheceu nesse final de semana suas finalistas. Ellerstina e La Dolfina garantiram suas vagas e decidem mais uma vez o Aberto de Palermo.

A quinta e última rodada de Palermo teve início no sábado (12) com os jogos do grupo A. No primeiro duelo do dia RS Murus Sanctus confirmou seu favoritismo diante de La Irenita e venceu por 16 a 10, com destaque para os onze gols de Sapo Caset. Com o resultado a equipe ainda mantinha uma difícil chance de classificação para a decisão.

Em seguida La Dolfina foi a campo para se recuperar da derrota sofrida na última partida e assegurar a vaga na final. Atuando diante de La Natividad/Monjitas, Dolfina teve sua melhor atuação no ano e venceu de maneira muito segura, administrando o resultado desde o início e fechando a partida em 21 a 10. O triunfo fez com que La Dolfina, La Natividad e RS Murus Sanctus terminassem a fase de classificação com três vitórias cada e vaga da equipe de Adolfo Cambiaso veio através do saldo de gols.

Pelon Stirling e Nachi DuPlessis disputam jogada na partida entre La Dolfina e La Natividad (crédito - Matías Callejo / AAP)
Pelon Stirling e Nachi DuPlessis disputam jogada na partida entre La Dolfina e La Natividad (crédito – Matías Callejo / AAP)

Gol de ouro de Nico Pieres garante vaga de Ellerstina

No domingo (13) foi a vez das formações do grupo B entrarem em campo. Abrindo a rodada a equipe Cria GT fez grande partida diante de Los Machitos e com um gol de ouro de Magoo Laprida conseguiu o triunfo por 9 a 8. Com o resultado Cria GT terminou sua participação na oitava posição geral de Palermo e irá disputar a partida de respescagem diante do vencedor do duelo entre Brava Polo e Chapa II, válido pela final da Copa Câmara dos Deputados. La Irenita e La Irenita II foram “rebaixadas” e irão disputar o Torneio Classificatório em 2021.

Fechando a primeira fase La Dolfina Polo Ranch entrou em campo diante de Ellerstina precisando da vitória para ir para a final e surpreendeu sua adversária com uma partida bastante intensa e segura. Com destaque para Juan Britos e Diego Cavanagh, Polo Ranch aproveitou melhor suas oportunidades durante o jogo e chegou a abrir vantagem de 10 a 6 em meados do sexto chukker mas viu Ellerstina reagir através das mãos de Facundo Pieres e entrar no tempo final à frente por 12 a 10. No último período Guillermo Terrera marcou dois belos gols e ajudou Polo Ranch e virar novamente o encontro e sonhar com a classificação mas Facundo anotou um penal de 40 jardas e levou o jogo para o suplementário. No chukker extra Cavanagh teve boa chance de marcar porém desperdiçou boa oportunidade e acabou vendo Nico Pieres, em rápido contra-ataque, marcar o gol da vitória de Ellerstina por 14 a 13 e da classificação para a final.

A decisão do Aberto de Palermo de 2020 entre La Dolfina e Ellerstina acontecerá no próximo sábado (19) a partir das 17h.

Nico Pieres marcou o gol de ouro da vitória de Ellerstina sobre La Dolfina Polo Ranch (crédito - Matías Callejo)
Nico Pieres marcou o gol de ouro da vitória de Ellerstina sobre La Dolfina Polo Ranch (crédito – Matías Callejo)