Em um grande duelo realizado na tarde desse sábado (26) no campo 1 do Helvetia Polo, Flamboyant venceu de virada Nova Java e conquistou o título da 37ª edição da Copa Giorgio Moroni. Aberto de 20 gols, primeiro da Tríplice Coroa Brasileira, contou com a presença de sete equipes.
Flamboyant e Nova Java já haviam se enfrentado na fase de classificação da Copa Giorgio Moroni e, na ocasião, Flamboyant havia vencido pelo placar de 12 a 9 com certa tranquilidade. Dessa vez o enredo foi bastante diferente e Nova Java, que vinha em ascensão no torneio, começou melhor a decisão e assumiu o controle do jogo nos primeiros períodos. Com gols de Ignatius DuPlessis e Fabinho Junqueira, a equipe chegou a abrir vantagem de 7 a 3 no fim do segundo período.

A partir da terceira etapa Flamboyant equilibrou o duelo e conseguiu boa reação, diminuindo sua desvantagem para apenas um gol no encerramento do terceiro tempo. As duas parciais seguintes foram de grande equilíbrio e de um jogo bastante fraco e movimentado. Rico e Carlinhos Mansur vinham se destacando a favor de Flamboyant enquanto Fabinho e Olavo Novaes marcavam para Nova Java.
Faltando pouco mais de um minuto para o fim do quinto tempo, Rico Mansur fez grande jogada individual e marcou um belo gol para Flamboyant. No lance, na tentativa de tirar o gol, Fabinho se chocou com o balaio e sofreu uma queda, tendo que deixar a partir e sendo substituído por Renato Junqueira. Apesar da troca Nova Java ainda chegou ao chukker decisivo à frente pela diferença mínima.
Nos sete minutos finais Flamboyant saiu com tudo para o ataque e conseguiu marcar duas vezes logo de cara, com Henrique Junqueira e Carlinhos, liderando o placar pela primeira vez no jogo. Em um penal de 60 jardas cobrado logo em seguida DuPlessis igualou o jogo e deixou a final indefinido. Porém, faltando dois minutos para o sino final, Henrique voltou a marcar e garantiu assim não somente a vitória de Flamboyant por 13 a 12 como também o título da competição.
Após a partida, durante a festa de premiação, a égua Norma, de Henrique Junqueira, ficou com a capa de melhor animal enquanto Rico Mansur, artilheiro do jogo com cinco gols, foi eleito o MVP. Essa foi a segunda conquista de Rico no torneio enquanto os três outros jogadores conquistaram a Copa Giorgio Moroni pela primeira vez. Depois das entregas individuais coube a Antonio Moroni, atual presidente do HPCC e neto de Giorgio, entregar a taça transitória a equipe campeã.
Fotos: Flamboyant e Nova Java pela final da 37ª Copa Giorgio Moroni (clique aqui)
