Guabi Polo é bicampeã do Aberto do Estado de São Paulo

Equipe superou Maragata Zapalla na decisão do torneio de 26 gols

banner2Guabi Polo conquistou neste sábado, 27, o bicampeonato consecutivo do Aberto do Estado de São Paulo. Na decisão do torneio de 26 gols de handicap, realizada no campo 1 do Helvetia Polo, a equipe derrotou Maragata Zapalla por 8 a 6 e ficou com o título da 85ª edição da competição de mais alto handicap do polo brasileiro.

Invicta na primeira fase, Guabi entrou em campo com um leve favoritismo e começou muito bem. Com três gols de Santiago Toccalino e um de Henrique Junqueira, Guabi fechou a primeira parcial em 4 a 0 e mostrou que estava determinada em busca do título.

Campeã da competição em 2009, Maragata Zapalla queria voltar a erguer a taça e já na segunda etapa conseguiu equilibrar o duelo, diminuindo a diferença para 4 a 2 após gols de João Gaspar Bastos e Pedrinho Zacharias. A partir da terceira parcial, o encontro ficou parelho e com poucos gols. As duas equipes lutavam pela posse da bola e desperdiçaram bons ataques, fazendo com que o jogo chegasse ao último chukker com Guabi à frente pela vantagem mínima, 6 a 5.

Golaço de Toccalino fecha a partida

Logo no início do chukker decisivo, Sergio Junqueira fez boa jogada individual e marcou para Guabi, deixando a diferença de volta aos dois gols. Depois de muita insistência, Maragata Zapalla conseguiu diminuir novamente após penalidade local anotada por Pedrinho. Porém, faltando dois minutos para o término, Santiago Toccalino fez um dos gols mais bonitos do torneio. Sem opções para passar, Toccalino acertou uma tacada direta a mais de 150 jardas do gol, fazendo com que Guabi chegasse a 8 a 6 no placar, garantindo o bicampeonato do Aberto do Estado de São Paulo.

Durante a festa de premiação, realizada ao lado da sede do Helvetia, o cavalo Open Chantaje, recentemente adquirido pela equipe Maragata, foi eleito o melhor animal da decisão. Santiago Toccalino, com 30 gols, recebeu o prêmio de artilheiro do torneio, enquanto Henrique Junqueira foi ficou com o prêmio de melhor jogador da final pelo segundo ano consecutivo. Então, Afrânio Ferreira, presidente do clube, entregou o troféu transitório do Aberto do Estado de São Paulo para a equipe Guabi.

Entrevistas

Nas entrevistas após a partida, os jogadores de Guabi destacaram os torneios anteriores, onde o time não conseguiu vaga nas decisões: “Perdemos muitos jogos por um gol ou no tempo suplementário. Nesta competição pegamos força, é a que gostamos de jogar”, disse Henrique Junqueira. Santiago Toccalino, goleador do campeonato, comentou: “No primeiro torneio (Copa Giorgio Moroni) fomos bem, mas perdemos nas penalidades. A Copa Ouro terminou rápido para a gente e aí começamos a jogar o 26 gols. Ao ganhar os jogos vem a confiança e passamos a atuar melhor”.

O primeiro chukker da final, vencido por 4 a 0 por Guabi também foi assunto nas entrevistas. LP Bastos, de Maragata, analisou: “São coisas do jogo. Talvez eles entraram mais ligados. Tentamos recuperar e tivemos chances de empatar”. Gustavo Toledo, da equipe campeã, disse: “Nós ganhamos mesmo foi pelo primeiro tempo. Conseguimos manter a pequena diferença”. Confira os resultados e os times participantes do Aberto do Estado de São Paulo clicando aqui.

Guabi Polo e Maragata Zapalla na premiação do Aberto do Estado de São Paulo (crédito/30jardas.com.br)
Guabi Polo e Maragata Zapalla na premiação do Aberto do Estado de São Paulo (crédito/30jardas.com.br)

Final – Aberto do Estado de São Paulo – Guabi Polo 08 x 06 Maragata Zapalla

Guabi Polo: Henrique Junqueira 7 (2 gols na partida), Gustavo Toledo 5 (0 gol), Santiago Toccalino 8 (5 gols) e Sergio M. Junqueira 5 (1 gol).

Maragata Zapalla: João Gaspar M. Bastos 5 (1 gol na partida), Luiz Paulo M. Bastos 6 (1 gol), Pedrinho Zacharias 7 (4 gols) e Cachico M. Bastos (0 gol).

Campanha Guabi Polo no Aberto do Estado de São Paulo

Guabi Polo 10 x 09 Invernada

Guabi Polo 12 x 07 São José Polo Audi

Guabi Polo 10 x 09 Maragata Zapalla

Guabi Polo 09 x 07 Urban Arts

Guabi Polo 08 x 06 Maragata Zapalla (decisão)