Hospital-Escola Veterinário recebe visita de pesquisadora americana

Confira as informações compartilhadas pela Faculdade Max Planck

*conteúdo publicitário

Referência mundial em bem-estar animal, a americana Mary Temple Grandin fez uma visita ao Hospital-Escola Veterinário (HEV) em 6 de julho. Na oportunidade foi recebida por docentes, alunos e residentes, que fizeram questão de apresentar todas as dependências do hospital, campus dedicado ao curso de Medicina Veterinária da MAX, além de ser o único na região a oferecer atendimento 24 horas.

Formada em psicologia, Temple é mestre e Ph.D. em Zootecnia com relevantes estudos a respeito do comportamento de rebanhos, especialmente em relação às boas práticas de transporte e abate de animais.

“As pessoas têm muito respeito por ela, especialmente a indústria. Mas o que é mais fascinante é o compromisso dela com os estudantes. Ela faz questão de investir na formação de profissionais”, disse o professor de bem-estar animal da USP, Adroaldo José Zanella, que acompanhou Temple ao HEV.

(foto/divulgação)
(foto/divulgação)

A especialista fez questão de conhecer todas as áreas do hospital, especialmente as baias e as granjas de aves e suínos, que são usadas para as aulas práticas do curso. “É fundamental que os alunos tenham esse contato com os animais na faculdade”, disse Temple durante a visita.

Atenciosa, a visitante ilustre tirou fotos com os estudantes, comentou sobre as instalações e presenteou a Faculdade com dois de seus livros. “Não sou de tietar ninguém, mas ela eu tenho que tietar. É uma referência, a professora Maria Fernanda exibe o filme na disciplina Introdução à Medicina Veterinária, e esse encontro superou expectativas. Ela consegue entender o animal, isso eu acho que é muito especial”, disse a estudante do 10º semestre, Julia Gomide de Barros.

Os alunos do 6º semestre, Vitória Moraes Pereira e Willian Sartorato também ficaram emocionados com a visita. “Achei o máximo, estou muito feliz. Não esperava que seria tão simpática e interagisse tanto com as pessoas. Com certeza nos inspira, dá ânimo”, afirmou Vitória. “Oportunidade única. O principal dos ensinamentos dela é a saúde do animal, tratar com carinho, ela mudou a concepção do trato animal. Não é um bicho, é um ser como a gente. A primeira coisa que a aprende no curso é sobre ela, então depois de dois anos ter essa oportunidade é muito emocionante”, disse Willian. A história da especialista em bem-estar animal, que é autista, virou filme em 2010. “Temple Grandin” é um título obrigatório para os alunos de 1º semestre de Medicina Veterinária da MAX. Acompanharam a visita o diretor do HEV, professor Thyago Escodro Dercoli; a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo; a assistente de coordenação, professora Helena Oliveira; e o gestor do HEV, professor Danilo Duarte.

(foto/divulgação)
(foto/divulgação)