HPCC promove mudanças nos critérios de desempate para 2017

Sistema de cartões também sofrerá ajustes para próxima temporada

O Helvetia Polo divulgou esta semana algumas mudanças em relação aos critérios de desempate e sistema de cartões para a temporada de torneios de 2017 no clube.

O sistema de cartões permanecerá o mesmo de 2016, havendo apenas reajuste nos valores. O acumulo de três cartões amarelos gera a suspensão por uma partida, independentemente do torneio disputado, enquanto o cartão vermelho incide em suspensão automática de um jogo e julgamento pela comissão de ética do clube.

Em relação aos critérios de desempate serão três mudanças. Os torneios de 12, 16, 20 e 24 gols irão adotar o confronto direto seguido da disputa de pênaltis como desempate sendo que, para este ano, apenas dois jogadores de cada equipe participarão das cobranças, em todos os torneios.

Já os torneios de 4, 6 e 8 gols passam a adotar o confronto direto como primeiro critério, mas seguem com saldo de gols e gols marcados como critérios secundários. A mudança mais significativa está relacionada a um sistema que foi utilizado recentemente no Torneio Classificatório na Argentina em 2016 e nas Eliminatórias Sul-Americanas disputadas em janeiro no Uruguai. Em chaves de quatro equipes, quando há um empate triplo na primeira posição (três equipes com duas vitórias e uma derrota), elimina-se o resultado contra a última colocada do grupo para somente depois computar o saldo de gols e os gols marcados.

Critérios de desempate – Temporada HPCC 2017
Categorias Critérios Considerações
4, 6 e 8 gols 1) Pontos Ganhos / 2) Confronto Direto (se houver – empate duplo) / 3) Saldo de Gols / 4) Gols Marcados / 5) Sorteio Em chaves de quatro equipes, quando há um empate triplo entre os três primeiros colocados do grupo (ambos com duas vitórias e um empate), elimina-se o resultado contra a última colocada para computar saldo de gols e gols marcados.
12, 16, 20 e 24 gols 1) Pontos Ganhos / 2) Confronto Direto (se houver – empate duplo) / 3) Penaltis Para todas as categorias o desempate por pênaltis será feito por apenas 2 (dois) jogadores de cada equipe. Não haverá “retorno” dos critérios na definição do desempate. Caso o mesmo tenha ido aos pênaltis, o critério “confronto direto não será mais considerado.

 

Sistema de cartões – Temporada HPCC 2017
Cartão Valor Punicão
Amarelo R$ 700,00 Após três cartões, um jogo de suspensão (independentemente do torneio)
Vermelho R$ 2.200,00 Suspensão automática de um jogo + julgamento pela comissão de ética do HPCC