La Dolfina conquista Aberto de Palermo pelo sexto ano seguido

Equipe derrotou Las Monjitas em final inédita da competição

Em uma decisão inédita realizada neste domingo (16) no campo 1 de Palermo, La Dolfina superou Las Monjitas pelo placar de 17 a 12 e conquistou pelo sexto ano consecutivo o título do Aberto de Palermo. Principal torneio da Tríplice Coroa Argentina, competição reuniu dez equipes com formações entre 28 e 40 gols de handicap.

Após derrotar Ellerstina nas semifinais, Las Monjitas iniciou a decisão desse domingo de maneira bastante intensa e tentando surpreender também a equipe de La Dolfina. Com seis gols anotados por Sapo Caset, Las Monjitas liderou as duas primeiras parciais do jogo e entrou no terceiro chukker vencendo por 6 a 3.

Porém, a partir desse momento a estrela de Adolfo Cambiaso mais uma vez apareceu e o craque argentino começou a decidir o jogo. Bastante efetivo na cobrança de penais e liderando sua equipe, Cambiaso fez com que La Dolfina entrasse na partida e virasse o confronto, chegando ao intervalo à frente por 9 a 6.

Com a vantagem no placar, a segunda metade do jogo transcorreu de uma maneira bem diferente. Apesar de muita intensa, a partida foi bem controlada por La Dolfina, que conseguiu neutralizar as ações de Las Monjitas e se manter à frente do marcador. Las Monjitas ainda chegou a ameaçar algumas vezes com Sapo Caset e Facu Sola, mas o dia era mesmo de La Dolfina e Cambiaso, que fecharam o jogo em 17 a 12 e conquistaram mais uma vez o título do Aberto de Palermo.

Após a decisão, durante a festa de premiação, Adolfo Cambiaso, autor de doze gols na final, foi eleito o MVP do jogo. Com os dez gols anotados no dia, Sapo Caset terminou a competição como artilheiro geral com 45 gols. O prêmio de Fair Play foi entregue a Juan Martin Nero.

Na parte dos cavalos Adolfo Cambiaso foi eleito o melhor jogador montado da final enquanto Facundo Pieres (Ellerstina) eleito o melhor jogador montado do torneio. Dolfina B09 Cuartetera ficou com a capa de melhor cavalo da decisão entre pela AAP e também com a capa de melhor animal inscrito, entregue pela AACCP.

La Dolfina, campeã do Aberto de Palermo pela sexta vez consecutiva (crédito - Matias Callejo / aapolo.com)
La Dolfina, campeã do Aberto de Palermo pela sexta vez consecutiva (crédito – Matias Callejo / aapolo.com)

O título de 2018 foi o décimo segundo da equipe de Cambiaso, que já chegou a dezoito finais (quatorze de maneira consecutiva). Cambiaso agora possui 15 título de Palermo e este ano passou a marca de 940 gols na história do torneio. Pablo MacDonough e Juan Martin Nero possuem 9 títulos cada enquanto Pelon Stirling chegou ao seu sétimo troféu. Por Las Monjitas, Facundo Sola, Santi Toccalino e Sapo Caset fizeram sua primeira final de Palermo e Hilário Ulloa disputou a partida decisiva pela segunda vez (havia disputado por Alegría em 2013).

125o Aberto Argentino de Polo – Final
La Dolfina 17 X 12 Las Monjitas
Adolfo Cambiaso (10) 12 2 Facundo Sola (9)
Pelon Stirling (10) 2 Hilário Ulloa (10)
Pablo MacDonough (10) 3 10 Sapo Caset (10)
Juan Martin Nero (10) Santi Toccalino (8)
Progressão: 2×3, 3×6, 6×6, 9×6, 11×8, 14×9, 15×10, 17×12
Juízes: Guillermo Villanueva e José I. Araya
Local: Cancha 1 de Palermo
Data: 16/dez (domingo)