Mais uma vez La Dolfina em Palermo

Equipe de Cambiaso supera Ellerstina e conquista seu 14º título do Aberto Argentino de Polo

Em final realizada nesse sábado (19) no campo 1 de Palermo La Dolfina superou a invicta Ellerstina e conquistou o título do 127º Aberto Argentino de Polo.

Bastante disputada e com duas viradas no placar, a decisão de Palermo 2020 premiou mais uma vez uma das grandes formações do polo mundial. Após sair atrás do marcador, La Dolfina foi liderada mais uma vez por Adolfo Cambiaso e se beneficiando do excesso de faltas cometidas por sua adversária chegou a abrir vantagem de 6 a 3 no fim do terceiro período.

Campeã de Tortugas e Hurlingham, Ellerstina buscava o título de Palermo que não conquistava desde 2012 e iniciou uma grande reação, com destaque para Facundo Pieres, e chegou ao tempo final à frente por 8 a 7. No entanto, no chukker decisivo a estrela de La Dolfina e a equipe conseguiu a virada após gols de Juan Martin Nero, Pablo MacDonough (penal 40 jardas) e Cambiaso, vencendo a partida por 10 a 8 e assegurando o título do Aberto de Palermo.

Entrega de Prêmios e Recordes para Cambiaso 

Após a partida, durante a cerimônia de premiação, La Dolfina e Adolfo Cambiaso foram mais uma vez os grandes destaques. Desde sua formação, La Dolfina participou de vinte e uma edições de Palermo, conquistando o título pela 14ª vez, sendo a oitava de maneira consecutiva. Com os 45 gols marcados na atual edição, Cambiaso terminou a disputa como artilheiro geral e ultrapassou em 2020 a marca de mil gols na competição. Além disso essa foi a 24ª final disputada por Cambiaso que igualou o recorde que pertencia a Juan Carlos Harriot (Cambiaso conquistou 17 títulos, três a menos que Harriot).

Nas premiações individuais após o jogo Cambiaso foi eleito o MVP e faturou também os prêmios de melhor jogador montado da final e também do torneio. Pelon Stirling ganhou o prêmio Fair Play e Jeronimo del Carril foi eleito a revelação. A égua Dolfina Cuartetera Clon B09 ficou com a capa de melhor animal da final enquanto Dolfina Cuartetera Clon B06 ganhou a capa da Associação Argentina de Criadores de Cavalos de Polo como melhor animal inscrito.

La Dolfina campeã do 127º Aberto Argentino de Polo (crédito - Matías Callejo / AAP)
La Dolfina campeã do 127º Aberto Argentino de Polo (crédito – Matías Callejo / AAP)
127º Aberto Argentino de Polo – Final
La Dolfina 10 X 8 Ellerstina
Adolfo Cambiaso (10) 6 6 Facundo Pieres (10)
Pelon Stirling (10) 1 Hilário Ulloa (10)
Pablo MacDonough (10) 3 1 Gonzalito Pieres (9)
Juan Martin Nero (10) 1 Nico Pieres (10)
Progressão: 1×2, 3×2, 6×3, 6×5, 6×5, 6×5, 7×8 e 10×8
Juízes: Guillermo Villanueva e Martin Pascual (árbitro: Gaston Lucero)
Local: Palermo – campo 1
Data: 19/dezembro (sábado)