Maragata e Tigres vencem e estão na final do Aberto do Helvetia

Decisão está agendada para domingo (12)

A fase de classificação não precisou nem chegar ao término para o Aberto do Helvetia conhecer suas equipes finalistas da edição de 2016. Em confrontos realizados nesta sexta-feira (10) no Helvetia Polo, Maragata Julius Baer e Tigres voltaram a vencer e garantiram suas respectivas vagas na decisão do título do aberto de 22 gols de handicap.

A quarta rodada de classificação do Aberto do Helvetia teve início às 12h com o reencontro entre Maragata Julius Baer e Hípica Polo, no campo do Maragata. Na primeira partida entre as equipes na temporada, Maragata havia vencido a final da Copa Giorgio Moroni com um gol de Cachico Bastos no tempo suplementário.

Se a primeira partida entre as duas equipes precisou do chukker extra, dessa vez Maragata venceu ainda no tempo regulamentar e com certa tranquilidade. A primeira metade da partida foi bastante equilibrada, com as duas equipes fazendo um jogo aberto e Maragata sendo levemente superior. Com quatro cobranças de falta de Cachico Bastos, Maragata chegou ao intervalo vencendo pela diferença mínima: 6 a 5.

Alexandre Junqueira (à dir.) e Gustavo Garcia disputam jogada na partida entre Maragata e Tigres (crédito - 30jardas)
Alexandre Junqueira (à dir.) e Gustavo Garcia disputam jogada na partida entre Maragata e Tigres (crédito – 30jardas)

No quarto período e início do quinto, a equipe de Hípica Polo teve seu melhor momento no jogo e chegou a virar o placar para 8 a 7, após gols de Gustavo Garcia e Willian Rodrigues. Porém, ainda na quinta parcial, Maragata respondeu e marcou três vezes consecutivas, começando o tempo decisivo com dois gols à frente, em 10 a 8.

No início do último chukker, logo no primeiro lance, Alexandre Junqueira escapou livre e deu vantagem ainda maior para Maragata. Minutos depois, em lance isolado, Alexandre acabou tendo uma queda e sofreu uma lesão no ombro, sendo obrigado a deixar a partida. O sul-africano Ignatius Du Plessis, de 8 gols de handicap, substituiu o jogador e logo mostrou seu cartão de visitas, dando lindo passe para Cachico Bastos marcar mais um gol, seu sétimo no jogo, e deixar Maragata tranquila na partida. Hípica Polo ainda chegou a descontar duas vezes, mas nada que impedisse a vitória e a classificação de Maragata Julius Baer para a grande decisão, por 12 a 10.

Tigres garantiu vaga antes de começar o seu jogo

O resultado beneficiou Tigres, que mesmo sem entrar em campo também garantiu sua vaga na decisão do título. Com este cenário, a equipe se preocupou apenas em mexer seus cavalos no duelo com Flamboyant, realizado no campo 1 do Helvetia Village.

Já eliminada, Flamboyant também veio em ritmo de treino e a partida com Tigres acabou transcorrendo de forma bastante tranquila, sem nenhuma das equipes forçar o ritmo. Tigres assumiu a liderança do placar desde o início e chegou a abrir vantagem de 7 a 3 no placar no fim do quarto chukker.

Nos dois tempos restantes, Rico Mansur e Gui Ribeiro descontaram para Flamboyant, mas a vitória acabou ficando mesmo com Tigres, pelo placar de 8 a 5.

Pedrinho Zacharias na vitória de Tigres sobre Flamboyant (crédito - 30jardas)
Pedrinho Zacharias na vitória de Tigres sobre Flamboyant (crédito – 30jardas)

Decisão do Aberto do Helvetia acontece no domingo

Com as vagas de Maragata Julius Baer e Tigres já garantidas para a decisão, a organização do torneio decidiu cancelar a última rodada de classificação e realizar a final já neste domingo (12), a partir das 15h no campo 1 do Helvetia Polo, em Indaiatuba (SP). A equipe 30jardas acompanha a partida ao vivo (tempo real) através de nosso site.

Aberto do Helvetia – 4ª Rodada
Maragata Julius Baer 12 X 10 Hípica Polo
Ubajara Andrade (4) 2 2 Gustavo Garcia (4)
Luiz Paulo Bastos (6) 2 Luigi Cosenza (0)
Alexandre Junqueira (7)/Ignatius du Plessis (8) 1 3 Aluísio Villela (7)
Cachico Bastos (4) 7 5 Willian Rodrigues (7)
Progressão: 3×2, 5×3, 6×5, 7×7, 10×8 e 12×10
Juízes: Augusto Romero (ARG) e Fernando Pelosini
Data: 10/6 (sexta-feira) 
Campo: São João (Maragata)

 

Aberto do Helvetia – 4ª Rodada
Tigres 8 X 5 Flamboyant
Guiga Lins (5) Carlinhos Mansur (3)
Sylvinho Coutinho (5) 3 Gaston Otamendi (6)
Pedrinho Zacharias (7) 3 4 Rico Mansur (6)
Chico Junqueira (4) 1 1 Gui Ribeiro (6)
Progressão: 2×1, 3×2, 5×3, 7×3, 7×4 e 8×5
Juízes: Augusto Romero (ARG) e José Carlos Kalil
Data: 10/6 (sexta-feira) 
Campo: Helvetia Village 1

tabeladotorneio