Prévia: Hípica e Invernada na final do Aberto do HPCC

Decisão do título está agendada para este sábado (15)

A grande decisão do Aberto do Helvetia de 2019 enfim chegou. Invernada e Hípica Polo fazem a final do torneio de 20 gols de handicap, segunda etapa da Tríplice Coroa Brasileira, neste sábado (15), no campo principal do Helvetia Polo. A equipe 30jardas traz uma prévia da partida.

Invernada e Hípica têm um histórico de poucos jogos na Tríplice Coroa Brasileira. Desde 2016, quando Hípica passou a disputar este nível de competição, as duas equipes se enfrentaram apenas seis vezes, com amplo favoritismo para Luigi Cosenza e companhia. Foram 5 vitórias de Hípica contra apenas 1 de Invernada, sendo o jogo mais recente na fase de classificação da Copa Giorgio Moroni deste ano, com vitória de Hípica por 10 a 8.

No entanto, na única vez em que as duas formações decidiram um título, melhor para Invernada. Em 2017, na decisão da Copa Moroni, Invernada superou a sua adversária por 11 a 8 e levantou a taça da competição.

Histórico de Confrontos na Tríplice Coroa Brasileira
Jogos 6
Vitórias Hípica 5
Vitórias Invernada 1
Gols Marcados HIP: 61 / INV: 52
Invernada e Hípica Polo na decisão da Copa Giorgio Moroni de 2017 (crédito - Marília Lobo / 30jardas)
Invernada e Hípica Polo na decisão da Copa Giorgio Moroni de 2017 (crédito – Marília Lobo / 30jardas)

Lesão de Aluísio e crescente na reta final

Hípica Polo viveu certo drama no início do Aberto do Helvetia. Principal destaque na conquista da Copa Giorgio Moroni de 2019, Aluísio Villela fazia ótima temporada, mas logo no primeiro jogo, com Maragata Julius Baer, sofreu queda e rompeu os tendões do ombro, o que o afastou não somente do torneio como também do restante da temporada. Na ocasião, Aluísio foi substituído por Pedrinho Zacharias (que também teve que sair da partida, dando a lugar a João Paulo Ganon) e Hípica Polo perdeu o jogo.

Sem opções no cenário nacional, Hípica trouxe o argentino Gallego Ferrario para o restante do torneio, mas também foi derrotada na segunda partida por Colorado II. A classificação para a fase de quartas de final, após estas duas derrotas, acabou saindo com a desistência de Tigres, que retirou seu time do Aberto.

Gustavo Garcia comemora vitória de Hípica Polo nas semifinais (crédito - Marília Lobo / 30jardas)
Gustavo Garcia comemora vitória de Hípica Polo nas semifinais (crédito – Marília Lobo / 30jardas)

A partir desse momento, o quarteto com Gustavo Garcia, Martin Huertas, Gallego Ferrario e Luigi Cosenza encaixou e a equipe passou por Flamboyant nas quartas de final (10 a 3) e eliminou Maragata Julius Baer nas semifinais (10 a 8), chegando pelo segundo ano consecutivo à decisão do título.

Ao contrário da primeira etapa da Tríplice Coroa, onde todas as ações eram concentradas em Aluísio Villela, a entrada de Gallego Ferrario distribuiu mais as funções na equipe. Gallego é o goleador com 11 gols, dois a mais que Gustavo Garcia. Nos throw-ins a divisão da função também está mais equilibrada com 9 para Gustavo, 8 para Huertas e 8 para Gallego.

Com duas vitórias e duas derrotas, Hípica Polo confia neste crescimento no final da competição e em um jogo mais harmônico entre suas peças, para chegar pela primeira vez ao título do Aberto do Helvetia.

Henrique Junqueira lidera Invernada em busca do título

Invernada teve um início ruim na Tríplice Coroa Brasileira e foi eliminada ainda na fase de classificação da Copa Giorgio Moroni. No Aberto do Helvetia, a equipe mudou seu jeito de jogar e, com destaque para Henrique Junqueira, venceu suas quatro partidas na competição, chegando para a decisão de maneira invicta.

Henrique é o artilheiro geral do torneio com 17 gols e também fez o gol de ouro que garantiu a vitória de Invernada por 9 a 8 sobre Colorado na semifinal do Aberto. Henrique lidera o ranking de principais vencedores de throw-ins, com 17, e até o momento não fez nenhuma falta no torneio, brigando pelo título de “fair play”.

Henrique Junqueira em ação no Aberto do Helvetia (crédito - Marília Lobo / 30jardas)
Henrique Junqueira em ação no Aberto do Helvetia (crédito – Marília Lobo / 30jardas)

A equipe iniciou sua campanha com uma vitória sobre Flamboyant por 11 a 5, quando o jogador Du Cunha substituiu Eduardo Junqueira. Na segunda rodada, a vitória contra Colorado por 9 a 5 garantiu vaga antecipada da equipe para as semifinais, o que permitiu que Invernada precisasse apenas cumprir tabela com Nova Java na última partida da fase de classificação.

Além de Henrique, Gustavo Toledo, de Invernada, está em ótima fase. Autor de 10 gols na competição, Gustavo tem papel importante no comando de jogo da equipe e deve ser uma das peças principais da equipe para buscar o título do Aberto do Helvetia.

Transmissão tempo a tempo nos stories do @30jardas

Hípica Polo e Invernada decidem o Aberto do Helvetia neste sábado (15), a partir das 15h00, no campo 1 do Helvetia Polo. A equipe 30jardas acompanha a partida em formato tempo a tempo, nos stories do Instagram (@30jardas). Confira!

Aberto do Helvetia 2019 – Comparativo Equipes
HÍPICA POLO Item INVERNADA
4 (2v e 2d) Jogos 4 (4v)
33 (8,25/jogo) Gols a Favor 39 (9,75/jogo)
31 (7,75/jogo) Gols Sofridos 27 (6,75/jogo)
Ezequiel M. Ferrario (11 gols) Principal Goleador Henrique Junqueira (17 gols)
29 (7,25/jogo) Throw-ins Vencidos 39 (9,75/jogo)
27 (6,75/jogo) Faltas Cometidas 20 (5,75/jogo)
23 (5,75/jogo) Faltas Sofridas 23 (5/jogo)
56,3% (9/16) Aproveitamento Penalidades 50,0% (4/8)
49,0% (24/49) Aproveitamento Ataques 52,2% (35/67)