Chile conquista Copa das Nações de 2016

Equipe derrotou Argentina por 7 a 6 em partida decisiva

Com uma vitória pela diferença mínima o Chile derrotou a Argentina nesta quinta-feira (28) e conquistou o título da Copa das Nações de 2016. O torneio internacional realizado nas canchas de Palermo reuniu três seleções com handicaps de até 24 gols. A vitória confirma a boa fase do polo chileno, que em 2015 conquistou o título do Mundial de Polo, realizado em Santiago.

A decisão da Copa das Nações entre Argentina e Chile foi bastante truncada e cheia de faltas. Os visitantes começaram com a vantagem no placar, considerando a diferença de handicap entre as equipes, e conseguiram se manter à frente durante a primeira metade do jogo.

Apesar no início ruim, os argentinos melhoraram a partir do quarto chukker e conseguiram igualar a o jogo, levando a decisão em 5 a 5 para os sete minutos decisivos. No tempo final, Felipe Vercellino marcou dois gols de penalidade a favor do Chile e garantiu a vitória de sua equipe contra a Argentina, que ainda chegou a descontar com Eduardo N. Astrada. O triunfo por 7 a 6 garantiu aos chilenos o título da Copa das Nações de 2016.

Na cerimônia final a égua Medina, jogada por Felipe Vercellino, foi eleita o melhor animal da partida, enquanto a égua Irenita Sugestion, de Joaquin Pittaluga, ficou com a capa da Associação Argentina de Criadores de Cavalos de Polo (AACCP) de melhor animal inscrito no torneio.

Chile, campeão da Copa das Nações de 2016 (crédito - aapolo.com)
Chile, campeão da Copa das Nações de 2016 (crédito – aapolo.com)
Copa das Nações 2016 – Final
Chile 7 X 6 Argentina
Max Silva (5) 1 Barto Castagnola (3)
Felipe Vercellino (5) 4 Joaquin Pittaluga (7)
Jaime G. Huidobro (7) 4 Eduardo N. Astrada (9)
Matias Vial (6) 1 2 Juan M. Zubia (5)
Progressão: (1×0) 2×0, 2×1, 4×2, 5×3, 5×5 e 7×6
Juízes: Matias Balbiene e Nico Scortichini
Data: 28 de abril (quinta-feira)
Local: Cancha 1 de Palermo

tabeladotorneio