Para entender as origens do polo, precisamos voltar à Pérsia. Há relatos de jogos no quinto século a.C., quando o polo era ainda um treino para as cavalarias. Sultões, reis e príncipes eram praticantes no território hoje chamado de Irã, onde até pouco tempo atrás o esporte manteve sua popularidade.
O polo se espalhou e percorreu do Irã até outras partes da Ásia, como por exemplo Índia e China. Há quem diga que o nome polo tenha origem na palavra tibetana pulu, que significa bola.
Passados muitos séculos, o polo no formato em que conhecemos hoje começou a se estruturar na Índia. Foi no estado indiano de Manipur que o esporte ganhou algum formato e na cidade de Silchar, em 1834, que o primeiro clube de polo foi inaugurado. Mas as regras não eram idênticas. Ao invés de quatro jogadores por equipe, eram sete, e não existiam balizas para demarcar os gols, bastando apenas atirar a bola para fora do campo para pontuar.
A Índia foi colonizada pelos ingleses que logo tomaram conhecimento do jogo. Em 1862, dois soldados fundaram o Calcutta Polo Club, o clube de polo em atividade mais antigo do mundo. Depois disso, os mesmos ingleses difundiram o polo em outros países. Doze anos depois, foram responsáveis por formalizar muitas das regras vigentes atualmente, e o fizeram no Hurlingham Polo Association, também ainda ativo.
Entre os países que receberam o polo dos ingleses estava a Argentina e a repercussão foi muito maior do que uma simples divulgação. Os argentinos se tornaram a maior potência do esporte e seus torneios reúnem os melhores jogadores do mundo. Como consequência, o polo encontrou espaço em outros lugares do continente, e claro, no Brasil.
Polo no Brasil
Os primeiros relatos de polo no Brasil aconteceram no Rio de Janeiro, quando ingleses fundaram o Gávea Polo e Golf Clube, na década de 1920. Em São Paulo, o esporte começou no interior, em Orlândia e Colina, antes de chegar na Sociedade Hípica Paulista, na capital.
Existe também a influência dos militares no desenvolvimento do polo brasileiro, como por exemplo no Rio Grande do Sul e os regimentos de cavalaria de Porto Alegre, Uruguaiana e cidades vizinhas. Ainda hoje, o exército brasileiro organiza torneios no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Brasília, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
No Estado de São Paulo, Franca, Orlândia, Ribeirão Preto e Avaré propagam a modalidade. Mas é em Indaiatuba que é praticado o polo de melhor nível no Brasil. Entre campos particulares e campos do Helvetia Polo Country Club, atuam ao longo do ano os principais jogadores brasileiros. A competição mais tradicional realizada no Helvetia Polo Country Club é o Aberto do Estado de São Paulo, que em 2015 teve a sua 85ª edição.