Regras do Polo

O polo tradicional, realizado em campos de grama, é disputado entre duas equipes formadas por quatro jogadores cada.

O objetivo principal do jogo é o gol. Ao final da partida, a equipe que marcar mais gols é decretada vitoriosa. Os gols são formados por dois balaios laterais que possuem distância de 7,20m entre si. A bola deverá passar entre os balaios para que seja confirmado um gol. Não existe limite de altura.

Um jogo de polo é realizado, costumeiramente, em seis tempos, também chamados de “chukkers”, com sete minutos cada. O cronômetro de jogo é paralisado a cada vez que o juiz apita. No intervalo de cada tempo os jogadores têm três minutos para descansar e trocar seus animais. Não há empate. Caso uma partida termine com as equipes em igualdade no placar é realizado um tempo extra (a equipe que marcar primeiro vence).

O equipamento obrigatório para que o jogador de polo esteja apto é composto por: calças brancas, botas, joelheiras, capacete e tacos, sendo que estes deverão ser segurados sempre com a mão direita. Equipamentos extras como chicote, luvas, óculos, cotoveleiras, entre outros, ficam a critério dos atletas.

As regras do polo foram desenvolvidas para preservar o bem estar dos animais e dos jogadores em campo. Para conhecer mais detalhes sobre o esporte, consulte o arquivo de regras em vigor no Brasil, disponibilizado pela Confederação Brasileira de Polo.