Com dois amistosos, All Pro Polo faz apresentação no Brasil

Novo conceito de polo criado em 2016 na Argentina, o All Pro Polo League esteve no Helvetia Polo neste final de semana para mostrar suas novas regras e difundir a nova modalidade em mais um grande centro do polo mundial.

Com a presença de Justo del Carril, co-fundador do projeto ao lado de Javier Tanoira, o All Pro Polo League realizou uma reunião com os atletas e juízes brasileiros na sexta-feira (1) a noite na sede do HPCC e duas partidas amistosas realizadas no sábado (2) e domingo (3), ambas no campo 2 do clube.

Nesses eventos o público brasileiro pode acompanhar um pouco do novo conceito proposto pelos argentinos e que visa deixar o esporte mais dinâmico e interessante ao espectador.

Presente nos amistosos, Cachico Bastos comentou a experiência de ter jogado a nova modalidade: “Gostei bastante! É muito dinâmico e não tem muito tempo ocioso dentro do jogo. É melhor pra quem assiste e melhor pra quem joga. Temos que ver a questão das regras, não sei se todas funcionariam mas é preciso mudar alguma coisa em nosso polo sim. Estão muito demoradas as partidas, muito paradas. Tem muita coisa boa que podemos aproveitar”

Robertinho Aranha foi outro atleta brasileiro que disputou as duas partidas e também deu seu depoimento sobre o All Pro Polo League: “A iniciativa e o conceito são muito bacanas. Acho a intenção de deixar o jogo mais dinamico e mais fácil do público entender muito justa. Em relação ao jogo em si acho que algumas regras ainda são muito polêmicas e precisam ser melhoradas. Gostei muito da questão de não se poder fazer bloqueio e também de tirar os throw-ins quando as bolas saem nas tábuas. O fato de não poder trocar de cavalos a todo momento também me agrada mas é outro ponto que ainda precisa ser ajustado. Mas em resumo gostei bastante.”

Robertinho Aranha e Cachico Bastos disputam jogada em amistoso do All Pro Polo League (crédito - 30jardas)
Robertinho Aranha e Cachico Bastos disputam jogada em amistoso do All Pro Polo League (crédito – 30jardas)

Confira abaixo alguma das regras propostas pelo All Pro Polo League e testadas aqui no Brasil:

  • Throw-ins: Quando um jogador coloca a bola para fora a equipe adversária bate um penal no lugar em que a bola saiu, eliminando-se assim os throw-ins.
  • Saída após o gol: Ao fazer um gol as equipes não voltam mais ao centro para o retorno da partida. A equipe que anotou o gol sai com a bola na linha de fundo de maneira similar ao que acontecem nos treinos.
  • Faltas: Não existem mais penais de 30, 40, 60 jardas e meio campo. Toda falta passa a ser local. O jogador que recebeu a falta é obrigado a executar a cobrança enquanto o infrator fica 15 jardas atrás do local da falta. Os demais jogadores ficam 30 jardas atrás do lugar da infração. O atleta que bate a falta tem o caminho livre para conduzir a bola e os demais jogadores só podem se movimentar após o primeiro toque na bola.
  • Bloqueio no número 1: Em uma saída de linha de fundo ou nas tábuas (lateral) o atleta defensor que se posiciona como número 1 não poderá ser bloqueado. Ele fica “intocável” até que o executor da cobrança faça um passe ou ultrapasse este atleta.
  • Redução da velocidade: Um jogador quando está com a bola e reduz a velocidade do seu cavalo terá que obrigatoriamente fazer um passe ou buscar uma tacada longa para o gol. Ao reduzir a velocidade ele fica proibido de carrega-la novamente. Fica proibido também que um de seus companheiros entre atrás da jogada para ficar com a bola, o mesmo deverá se deslocar pelo campo buscando receber um passe.
  • Tempo de jogo e troca de cavalos: Os chukkers passam a ser disputados em apenas 5 (cinco) minutos e os jogadores não podem trocar de cavalo durante o tempo. Em caso de lesão do cavalo, o jogador e o cavalo saem de campo e o atleta só retorna no chukker seguinte. Se a lesão do cavalo for proporcionada por um adversário, tanto o adversário quanto o jogador que teve seu cavalo lesionado saem de campo até o encerramento daquele período.
As equipes Helvetia e São Martinho fizeram o amistoso de sábado do All Pro Polo League (crédito - 30jardas)
As equipes Helvetia e São Martinho fizeram o amistoso de sábado do All Pro Polo League (crédito – 30jardas)