Guabi Polo é tricampeã do Campeonato Brasileiro de Polo

Mesmo com a garoa que caiu durante boa parte do jogo, Guabi Polo superou Nova Java pela diferença mínima para conquistar o título do 60º Campeonato Brasileiro de Polo. A decisão do torneio de 18 gols de handicap foi realizada neste sábado (20), no campo 1 do Helvetia Polo Country Club, em Indaiatuba (SP).

Campeã em 2011 e 2013, Guabi Polo ficou com o vice-campeonato da última edição do Campeonato Brasileiro de Polo após ser derrotada por Flamboyant. Com apenas uma modificação em relação à formação do último ano (trocou Eduardo Parisi por Serginho Figueiredo), Guabi superou Nova Java por 8 a 7 neste sábado e conquistou o terceiro título de um dos torneios mais importantes e antigos do calendário nacional.

Invicta na competição, Guabi Polo viu sua adversária iniciar melhor a partida e sair na frente da primeira parcial, após dois gols de Rafael Villela. Já na segunda etapa e contando com gols de Serginho Figueiredo, Guabi equilibrou o jogo e igualou o placar em 3 a 3.

A partir do terceiro período, Rodrigo Andrade começou a se destacar em campo e liderar Guabi para que abrisse boa vantagem no placar. Das mãos do craque brasileiro saíram alguns dos gols que deixaram sua equipe vencendo por 7 a 4 no fim do quarto período.

Um belo gol marcado por Nando Pelosini no início da quinta parcial fez com que Nova Java crescesse na partida, mas a equipe não conseguiu aproveitar seu bom momento em campo. Em ótima jogada individual, Rodrigo fez mais um no jogo e devolveu a vantagem de três gols a Guabi para os sete minutos decisivos.

Guabi Polo e Nova Java decidiram o Campeonato Brasileiro de 18 gols de handicap (crédito - 30jardas)
Guabi Polo e Nova Java decidiram o Campeonato Brasileiro de 18 gols de handicap (crédito – 30jardas)

Sem muito a perder, Nova Java foi em busca da reação e chegou a assustar no chukker final. Em duas cobranças de penalidades, uma local e outra de 40 jardas, a equipe diminuiu a diferença no placar para um gol e trouxe uma emoção extra ao jogo, restando pouco mais de um minuto para o término. Apesar da pressão adversária, Guabi Polo se segurou bem na defesa e confirmou a vitória por 8 a 7, faturando o título do Brasileiro 18 gols.

fc102571-bbbc-4e0a-a6cf-a690e7b977ab

Durante a festa de premiação, a égua Amanda, jogada por Nando Pelosini e de propriedade de Itanhangá, ficou com a capa de melhor animal, enquanto Rodrigo Andrade foi eleito o melhor jogador em campo. Após as entregas dos prêmios individuais, coube a Sérgio Figueiredo, vencedor do primeiro título do Campeonato Brasileiro, em 1957, entregar a taça transitória à equipe campeã.

Guabi Polo com a taça de campeã do Campeonato Brasileiro de Polo (crédito - 30jardas)
Guabi Polo com a taça de campeã do Campeonato Brasileiro de Polo (crédito – 30jardas)
60º Campeonato Brasileiro de Polo (18 gols) – Final
Guabi Polo 8 X 7 Nova Java
Beto Junqueira N. (1) Raphael Guinle (0)
Serginho Figueiredo (3) 4 1 Guiga Lins (5)
Gustavo Toledo (5) 1 3 Rafael Villela (5)
Rodrigo Andrade (9) 3 3 Nando Pelosini (6)
Progressão: 1×2, 3×3, 6×3, 7×4, 8×5 e 8×7
Juízes: Marcos Panelo (ARG) e Guillermo Villanueva (ARG)
Data: 20/8 (sábado)
Campo: HPCC 1

 

Campanha Guabi Polo no 60º Campeonato Brasileiro
1ª Rodada Guabi Polo 11 x 6 Agudo
2ª Rodada Guabi Polo 11 x 10 Tigres
3ª Rodada Guabi Polo 8 x 4 Invernada
Semifinal Guabi Polo 9 x 8 Tigres
Final Guabi Polo 8 x 7 Nova Java

tabeladotorneio