La Dolfina conquista Aberto de Palermo pela 5ª vez consecutiva

Em uma final de bastante emoção realizada neste sábado (2) e decidida apenas no chukker suplementário, La Dolfina superou Ellerstina e conquistou pelo quinto ano consecutivo o título do Aberto de Palermo. Este foi o 11º título da equipe que chegou a 11ª final consecutiva e a 17ª desde o ano 2000 (só ficou de fora da decisão em 2004). Adolfo Cambiaso chega ao seu 14ª troféu, enquanto Juan Martin Nero e Pablo MacDonough passam a ter oito títulos cada.

Com o decorrer do Aberto de Palermo e as apresentações das equipes durante a competição, a maioria do público em Palermo neste sábado esperava que La Dolfina conquistasse sem dificuldades mais um título da competição. No entanto, Ellerstina mostrou que a partida seria totalmente diferente do que o imaginado.

Liderada por mais uma grande atuação de Polito Pieres, Ellerstina começou melhor a partida e controlou as duas primeiras parciais, chegando ao fim do segundo chukker vencendo por 4 a 3. Aos poucos, La Dolfina foi se encontrando no jogo e Adolfo Cambiaso passou a chamar a responsabilidade, comandando sua equipe para uma grande virada no marcador, que chegou a 13 a 10 no fim do sétimo período.

No entanto, no tempo final, Ellerstina conseguiu uma improvável reação e, após gols de Polito e Facundo Pieres, sendo o último deles em uma penalidade de 60 jardas a menos de trinta segundos para o fim, conseguiu o empate em 13 a 13 e levou a decisão ao chukker suplementário.

O período extra começou com Ellerstina pressionando, mas La Dolfina logo decidiu a partida. Adolfo Cambiaso puxou rápido contra-ataque e achou Juan Martin Nero livre na frente. O camisa quatro ajeitou a bola de esquerda e, em uma linda tacada de abertura de direita, marcou o gol que garantiu a vitória por 14 a 13 e o título de Palermo.

Após a partida, durante a cerimônia de encerramento, Juan Martin Nero recebeu o prêmio de melhor jogador da decisão. Com os 8 gols marcados na final, Polito Pieres terminou a competição como artilheiro geral com 38 gols. Pablo MacDonough recebeu a taça de Fair Play do torneio enquanto Gonzalito Pieres o de Fair Play da decisão. Já a égua Dolfina Clone 09 Cuartetera ficou com a capa de melhor animal da partida e seu proprietário, Adolfo Cambiaso, foi eleito o jogador melhor montado do jogo.

La Dolfina conquista o Aberto de Palermo pelo quinto ano consecutivo (crédito - Matías Callejo / pololine.com)
La Dolfina conquista o Aberto de Palermo pelo quinto ano consecutivo (crédito – Matías Callejo / pololine.com)
124º Campeonato Aberto Argentino de Polo – Final
La Dolfina 14 X 13 Ellerstina
Adolfo Cambiaso (10) 8 8 Polito Pieres (9)
Pelon Stirling (10) 1 Gonzalo Pieres (10)
Pablo MacDonough (10) 2 3 Facundo Pieres (10)
Juan M. Nero (10) 4 1 Nico Pieres (10)
Progressão: 1×3, 3×4, 5×4, 7×6, 8×8, 11×9, 13×10, 13×13 e 14×13
Juízes: Esteban Ferrari e Gaston Dorignac
Data: 2/12
Local: Campo 1 de Palermo