La Natividad é campeã do Aberto de Palermo pela 1ª vez

Equipe superou La Dolfina e assegurou título do 128º Campeonato Argentino Aberto de Polo

Em final disputada na tarde deste sábado (11) no campo 1 de Palermo, La Natividad fez história ao derrotar La Dolfina por 15 a 13 e conquistou pela primeira vez o título do Campeonato Argentino Aberto de Polo. Equipe termina a temporada com dois dos três títulos da Tríplice Coroa Argentina.

Vindo de um revés inesperado sofrida na estreia em Palermo, La Natividad cresceu durante a competição para coroar neste sábado uma grande temporada de seu quarteto com o título do 128º Aberto Argentino. Atuando diante de La Dolfina que mais uma vez não contou com Diego Cavanagh, substituído por Ale Muzzio, os homens de verde mostraram bastante intensidade nas primeiras parciais e chegaram ao intervalo à frente do placar por 9 a 5.

Sem muita inspiração no dia, Cambiaso e companhia se mantinham vivos no jogo graças a uma boa atuação de Fran Elizalde e muita garra de seus integrantes e chegaram a diminuir sua desvantagem para 11 a 9 em meados do sétimo período. No entanto, logo em seguida Barto Castagnola marcou dois importantes gols que levaram La Natividad a última parcial vencendo por 13 a 9.

Quando o jogo parecia já definido, La Dolfina mostrou a força de sua equipe e de seu principal jogador e marcou três vezes seguidas, colocando emoção na partida. Mais dois gols anotados por Polito Pieres e Elizalde mantiveram a diferença em apenas um gol e a tensão no campo. Porém, com pouco mais de um minuto para o fim, Polito conseguiu grande roubada de bola que culminou no gol decisivo de Camilo Castagnola, que acabou fechando a partida em 15 a 13 e confirmou o título do Aberto de Palermo para La Natividad.

Durante a festa de premiação Barto Castagnola recebeu o prêmio de MVP da decisão enquanto seu irmão Camilo ficou com o prêmio de Fair Play. Monkey Puzzle, de Polito Pieres, ficou com a capa de melhor animal e Open Easy Game, de Barto, ficou com a capa de melhor Polo Argentino inscrito.

La Natividad campeã do Aberto de Palermo 2021 (crédito - Matías Callejo / AAP)
La Natividad campeã do Aberto de Palermo 2021 (crédito – Matías Callejo / AAP)

128º Campeonato Argentino Aberto de Polo – FINAL

LA NATIVIDAD 15 x 13 LA DOLFINA

La Natividad: Camilo Castagnola 9, Polito Pieres 9, Barth Castagnola 9 e Nachi Du Plessis 9

La Dolfina: Adolfo Cambiaso 10, Fran Elizalde 9, Pelon Stirling 10 e Ale Muzzio 8

Progressão: 3×1, 4×4, 6×4, 9×5, 10×6, 11×7, 13×9 e 15×13

Juízes: Gaston Lucero e Guillermo Villanueva

MVP: Barto Castagnola (La Natividad)

Fair Play: Camilo Castagnola (La Natividad)

BPP: Monkey Puzzle (Polito Pieres, La Natividad)

Melhor Polo Argentino: Open Easy Game (Barto Castagnola, La Natividad)