Pilates na preparação física do polo

Por Angelita Mazza

Andei a cavalo pouquíssimas vezes, e mal conhecia o polo até receber dois jogadores em minhas aulas de Pilates. A missão era difícil, pois eles traziam queixas bem parecidas: dor lombar, tensão na cervical, rigidez nas costas, pouca flexibilidade e algumas assimetrias, por conta da utilização apenas do braço direito ao golpear a bola. Que esporte é esse – me perguntei – que exige tanto dos praticantes? E comecei a analisar vídeos de campeonatos e buscar na literatura, escassa por sinal, mais conhecimento sobre o assunto.

O polo se apropria de valências físicas importantes, como equilíbrio dinâmico, agilidade, flexibilidade, resistência muscular e condicionamento aeróbio. Sem a preparação física apropriada, é real o risco de lesões nos adutores (músculos internos de coxa); nos ombros, que são muito solicitados nas tacadas, e na coluna, que é a responsável por manter a postura e suportar os movimentos bruscos dos competidores durante as partidas. Sem falar nas quedas e pancadas, principalmente nos membros inferiores.

Com isto tudo em mente, bastava descobrir como o Pilates poderia ser usado para preparar adequadamente aqueles alunos. O primeiro passo era introduzir os princípios básicos desse método de condicionamento: respiração, concentração, controle de centro, fluidez, alongamento axial, além de trabalhar o fortalecimento muscular, alongamento e postura. Foi uma grande satisfação perceber como as duas práticas se encaixavam bem.

Um dos exercícios de Pilates relacionados ao polo (crédito - Angelita Mazza)
Um dos exercícios de Pilates relacionados ao polo (crédito – Angelita Mazza)

Uma especialidade do Pilates é o fortalecimento dos músculos estabilizadores. Ou, em outras palavras, construir um cinturão de força protetor para a coluna, que permita ao jogador flexioná-la para acertar a bola com o taco e manter o equilíbrio dinâmico em cima do cavalo, além de absorver o impacto dos galopes e a tensão imposta à cervical a cada chukker.

A chave é trabalhar o “centro de força”, também conhecido como “power house” ou “core”. Esses são os nomes dados aos músculos do abdômen (em conjunto com outros músculos estabilizadores). Eles oferecem uma sustentação ao redor da coluna, quadris e músculos lombares. O Método Pilates também alonga o corpo e melhora a consciência corporal, em associação a um trabalho de respiração que relaxa e alivia o estresse.

O Pilates proporciona aos jogadores de Polo uma postura melhor em cima do cavalo, dá mais elasticidade e força aos músculos adutores (internos de coxa). Os ombros se tornam mais resistentes com os exercícios para “manguito rotador” (conjunto de pequenos músculos que envolvem a articulação do ombro). Isso garante sustentação e muito mais segurança para a coluna, como meus alunos puderam perceber.

Outra atividade do Pilates que se adequa aos praticantes do polo (crédito - Angelita Mazza)
Outra atividade do Pilates que se adequa aos praticantes do polo (crédito – Angelita Mazza)

Quem pratica um esporte para o qual está preparado fisicamente aumenta a eficiência, previne lesões e economiza energia. E o aumento do handicap fica mais fácil de ser alcançado!

Se prepare, inspire, expire e boa sorte!!!
Angelita Mazza

Educadora Física, pós-graduada em Pilates e Performance Humana

CREF 070647-G/SP