Prévia: Guabi Polo e Maragata Zapalla decidem Aberto do Estado

banner2Guabi Polo e Maragata Zapalla decidem no próximo sábado, 27, a partir das 15h no campo 1 do Helvetia Polo, a 85ª edição do Aberto do Estado de São Paulo. O torneio de 26 gols de handicap é a competição de mais alto nível do polo nacional. Confira uma prévia feita pela equipe 30jardas sobre a decisão.

Guabi: em busca do bicampeonato

Atual campeã do Aberto do Estado, Guabi Polo chega com leve favoritismo para a decisão do torneio. De folga na rodada de abertura, Guabi estreou com grande virada contra Invernada. Na sequência veio a excelente vitória sobre a equipe São José Polo Audi, no placar mais elástico de toda a competição. O encontro mais difícil na primeira fase foi vencido pela diferença mínima, contra Maragata Zapalla, sua adversária na decisão. Classificada, Guabi derrotou Urban Arts na última rodada, resultado esse que acabou beneficiando sua oponente na final.

Com a entrada de Sergio “Tantan” Junqueira, a equipe passou a atuar com Henrique Junqueira como número 1 e com Gustavo Toledo e Santiago Toccalino no meio de campo. Toccalino, inclusive, é responsável também pelas cobranças de falta. Com 25 gols, o argentino é vice-líder na artilharia do torneio somente atrás de André Diniz, com 26 (saiba mais aqui). Desses gols, oito foram marcados na vitória de 10 a 9 sobre Invernada.

Gustavo Toledo também faz parte dos destaques da equipe como um dos jogadores com mais títulos do Aberto do Estado. Gustavo busca esse ano a sua quarta conquista e se igualaria a Preto Castilho e José Eduardo Kalil. Desde 1992, os maiores vencedores são Rodrigo Andrade e Rico Mansur, com cinco títulos cada. Além do título de 2014 com Guabi, Gustavo venceu a competição em 2011 e 2010, defendendo a equipe São José Polo nas duas oportunidades.

Maragata Zapalla: recuperar o título conquistado em 2009

Do outro lado está Maragata Zapalla, equipe dos irmãos Martins Bastos. A vaga na decisão do Aberto do Estado complementa a boa temporada do time em 2015. Semifinalista da Copa Ouro, a formação foi eliminada depois de uma atuação atípica do que vinha fazendo no torneio.

Para o torneio de 26 gols, a equipe trouxe Pedrinho Zacharias para o lugar de Alexandre Junqueira. Contudo, mesmo com a entrada do craque brasileiro, o time oscilou bastante na competição. Depois de uma estreia vitoriosa contra Urban Arts, Maragata não atuou bem no jogo com Invernada e conheceu sua primeira derrota. Na sequência, contra Guabi, fez jogo bastante equilibrado mas vencido por sua rival por apenas um gol. Na última rodada, contra a já eliminada São José Polo Audi, veio a vitória que acabou garantindo a vaga na final.

Pedrinho divide a responsabilidade das jogadas com a sua equipe. João Gaspar M. Bastos é o principal goleador da formação, com 18 gols, e responsável pelas cobranças de penalidades, enquanto Cachico e Luiz Paulo têm tido atuações de destaque.

As duas finalistas do Aberto do Estado contam com um técnico. Aderindo a uma tendência que começa a chegar no polo brasileiro, Guabi Polo e Maragata Zapalla foram as únicas formações do torneio com esta figura fora do campo. Guabi Polo é comandada por Alexandre Ribeiro, enquanto Maragata Zapalla recebe as orientações de Ubajara Andrade. Confira a tabela do Aberto do Estado de São Paulo clicando aqui.

(arte/Buzz.dml)
(arte/Buzz.dml)

Acompanhe o placar no Twitter do 30jardas

O Twitter do 30jardas transmite, em formato tempo a tempo, a decisão do Aberto do Estado de São Paulo. Clique aqui para acessar a página.

Final – Aberto do Estado de São Paulo 2015 – sábado (27) às 15h

Guabi Polo: Henrique Junqueira (7), Gustavo Toledo (5), Santiago Toccalino (8) e Sergio M. Junqueira (5).

Maragata Zapalla: João Gaspar M. Bastos (5), Luiz Paulo M. Bastos (6), Pedrinho Zacharias (7) e Cachico M. Bastos (4).

Últimos campeões – Aberto do Estado de São Paulo

2014 – Guabi Polo: Gustavo Toledo, Henrique Junqueira, Alexandre Junqueira e Aluísio Villela

2013 – Itanhangá Pine: Nico Espain, Martin Espain, Agustin Garcia Grossi e Noberto Pinheiro

2012 – Itanhangá Nescafé Duo: Rodrigo Pinheiro, Fabinho D. Junqueira, Pedrinho Zacharias e Nando Pelosini

2011 – São José Polo Audi: Gustavo Toledo, Willian Rodrigues, Rodrigo Andrade e José Eduardo Kalil

2010 – São José Polo Audi: Gustavo Toledo, Willian Rodrigues, Rodrigo Andrade e José Eduardo Kalil

2009 – Maragata Polo: Cachico M. Bastos, João Gaspar M. Bastos, Luiz Paulo M. Bastos e Mariano Gonzales

2008 – Itaipava: Preto Castilho, Rico Mansur, Juan Carlos Otamendi e Nando Pelosini

2007 – São José Polo: José Carlos Kalil, Preto Castilho, Rodrigo Andrade e Rico Mansur

2006 – São José Polo: Rodrigo Andrade, José Eduardo Kalil, Juan Carlos Otamendi e Xande Ribeiro

2005 – Invernada: Fabinho D. Junqueira, Renato D. Junqueira, Dudu D. Junqueira e Aluísio Villela

2004 – Pfizer: João Paulo Ganon, Rico Mansur, Nando Pelosini e José Luiz Toledo

2003 – Tigres: José Klabin, Rodrigo Andrade, Chico Junqueira e Ubajara Andrade

2002 – Colorado: Marcelo Mendonça, Preto Castilho, Juan Carlos Otamendi e Jorge D. Junqueira

Mais vezes campeões
Jogador Títulos
Rodrigo Andrade 5
Rico Mansur 5
Preto Castilho 4
José Eduardo Kalil 4
Juan Carlos Otamendi 3
Gustavo Toledo 3
Nando Pelosini 3