Cria Yatay nas quartas e La Dolfina na semi em Palermo

Definido o grupo A do torneio

O Aberto de Palermo recebeu nesta terça-feira (22) duas partidas válidas pela última rodada do grupo A e definiu suas primeiras classificadas para a fase final da competição. La Dolfina superou Alegría e garantiu vaga direta nas semifinais, enquanto Cria Yatay bateu Washington, classificou-se para as quartas de final e garantiu participação na Tríplice Coroa Argentina de 2017.

Em um dos jogos mais emocionantes do Aberto de Palermo este ano, a recém-promovida Cria Yatay surpreendeu ao público ao vencer Washington por 13 a 12 e assegurar sua vaga nas quartas de final da competição. Com a nova regra estipulada pela Associação Argentina de Polo (AAP), a equipe ainda conquistou o direito de jogar a Tríplice Coroa Argentina na próxima temporada, desde que mantenha três de seus quatro jogadores, enquanto Washington terá que voltar a participar do Torneio Classificatório se quiser entrar novamente na competição.

Desde o início, o duelo entre Washington e Cria Yatay se mostrava como uma final. As duas equipes fizeram um confronto bastante parelho e mantiveram um equilíbrio no placar até o fim do quinto tempo, 7 a 7. Nos dois períodos seguintes e contando com uma grande atuação de Joaquin Pittaluga, Cria Yatay teve seu melhor momento no jogo e chegou a abrir vantagem de 13 a 9 para a disputa dos últimos sete minutos.

Sem desistir da vitória Washington foi em busca da reação no chukker final e com três gols de Facundo Sola (autor de todos os 12 gols de sua equipe no jogo) diminuiu a desvantagem de sua equipe para apenas um gol com pouco menos de três minutos do fim. Apesar da grande pressão nos instantes finais, Cria Yatay conseguiu segurar-se no campo de defesa e garantiu a ajustada vitória por 13 a 12, classificando-se para as quartas de final do torneio. Já Washington está eliminada da disputa.

Vitória garantiu Cria Yatay na Tríplice Coroa Argentina em 2017 (crédito - Matías Callejo / aapolo.com)
Vitória garantiu Cria Yatay na Tríplice Coroa Argentina em 2017 (crédito – Matías Callejo / aapolo.com)

Em seguida, na cancha 1 de Palermo, a atual tricampeã fez seu dever de casa e conquistou uma tranquila vitória contra Alegría. O resultado garantiu La Dolfina nas semifinais, enquanto a equipe do canadense Fred Mannix ficou com a vaga nas quartas de final.

Apesar das duas primeiras parciais equilibradas, La Dolfina logo conseguiu impor seu jogo e mostrar toda sua superioridade e, aos poucos, foi abrindo grande vantagem no placar. Em uma mais uma grande atuação da dupla de meio campo Pelon Stirling e Pablo MacDonough, La Dolfina chegou ao fim do quinto período vencendo por 13 a 5 e com o duelo praticamente definido. Alegría ainda tentava algumas investidas com seu principal jogador, Hilário Ulloa, mas a vitória ficou mesmo com La Dolfina, 20 a 10. A partida marcou um novo recorde quebrado por Adolfo Cambiaso que com os seis gols marcados no dia ultrapassou a marca de 850 gols anotados em Palermo (chegou a 852).

Cambiaso bateu recorde e chegou a 852 gols em Palermo (crédito - Matías Callejo / aapolo.com)
Cambiaso bateu recorde e chegou a 852 gols em Palermo (crédito – Matías Callejo / aapolo.com)

As duas partidas que encerram a fase de classificação e definirão o grupo B do Aberto de Palermo acontecem nesta quarta-feira (23). El Paraíso enfrenta La Irenita, enquanto Ellerstina pega Las Monjitas.

Aberto de Palermo 2016 – Rodada 3 – Grupo A
CRIA YATAY 13 X 12 WASHINGTON
Progressão: 2×2, 4×3, 5×5, 6×6, 7×7, 11×8, 13×9 e 13×12
Gols Cria Yatay: J. Pittaluga 8, G. Terrera 2, C. Laprida 2 e I. Laprida 1
Gols Washington: F. Sola 12

 

Aberto de Palermo 2016 – Rodada 3 – Grupo A
LA DOLFINA 20 X 10 ALEGRÍA
Progressão: 1×1, 3×2, 6×2, 9×3, 13×5, 14×8, 18×9 e 20×10
Gols La Dolfina: A. Cambiaso 6, P. MacDonough 6, D. Stirling 6 e J.M. Nero 2
Gols Alegría: H. Ulloa 6, G. Caset 1, L. Monteverde 1, F. Mannix 1 e A. Muzzio 1

tabeladotorneio