Tigres bate Maragata e conquista Aberto do Helvetia

Em uma emocionante decisão com o título sendo definido apenas no tempo suplementário, Chico Junqueira marcou o gol de ouro que garantiu a vitória de Tigres sobre Maragata Julius Baer e o título do Aberto do Helvetia de 2016. A final foi realizada neste domingo (12) no campo 1 do Helvetia Polo, em Indaiatuba (SP).

Com três vitórias cada na fase de classificação, Maragata Julius Baer e Tigres garantiram as duas melhores campanhas e se credenciaram À decisão do título do aberto de 22 gols. Enquanto Tigres atuava desde o início da competição com Guiga Lins no lugar de José Klabin, Maragata Julius Baer teve que fazer uma mudança para a partida final: Ignatius Du Plessis no lugar de Alexandre Junqueira, lesionado.

A mudança, no início, pareceu causar um desentrosamento na equipe de Maragata e Tigres se beneficiou deste momento para abrir vantagem de 3 a 0 na primeira parcial. Apesar da falta de conjunto, Maragata logo se reestruturou na partida, mudando seu estilo de jogo e conseguindo a virada no placar ainda na primeira metade da partida, em 6 a 4.

A vantagem adquirida até o fim do terceiro tempo fez com que Maragata pudesse administrar o resultado e, com boas atuações de Ubajara Andrade e Du Plessis, a equipe chegou ao chukker final ainda vencendo por dois gols de diferença: 10 a 8. Na sexta e última etapa, Pedrinho Zacharias marca logo em um dos primeiros lances e diminui para Tigres, colocando emoção no jogo.

Pedrinho Zacharias em lance da final do Aberto do Helvetia (crédito - 30jardas)
Pedrinho Zacharias em lance da final do Aberto do Helvetia (crédito – 30jardas)

Maragata teve a chance de voltar a abrir vantagem após 40 jardas a seu favor, mas Du Plessis acabou cobrando para fora e desperdiçando a oportunidade. Na sequência, Pedrinho Zacharias consegue marcar duas vezes consecutivas e recolocar Tigres à frente com o cronometro apontando 1:40 para o término. Quando a partida parecia definida, Sylvinho Coutinho cometeu falta em Du Plessis a 9 segundos do fim e Cachico Bastos marcou em penalidade de 30 jardas o gol que igualou o placar e levou o confronto ao tempo extra.

No chukker suplementário, após alguns lances de ataque de ambas as equipes, Ubajara Andrade escapou livre em direção ao gol, mas foi alcançado por Guiga Lins. Na sobra, Pedrinho Zacharias acertou um longo back e achou Chico Junqueira que, livre, carregou para marcar o gol da vitória e do título de Tigres, em 12 a 11.

Durante a festa de premiação, o cavalo Open Café, de propriedade de Cabeto Bastos e jogado por Du Plessis recebeu o prêmio de melhor cavalo. Já Ubajara Andrade, também da equipe vice-campeã, recebeu o prêmio de MVP da decisão. Então, Vico Coutinho entregou à equipe Tigres o troféu transitório do Aberto do Helvetia.

Tigres, campeã do Aberto do Helvetia 2016 (crédito - 30jardas)
Tigres, campeã do Aberto do Helvetia 2016 (crédito – 30jardas)
Aberto do Helvetia 2016 – Final
Tigres 12 X 11 Maragata J. Baer
Guiga Lins (5) 4 Ubajara Andrade (4)
Sylvinho Coutinho (5) 2 4 Ignatius Du Plessis (8)
Pedrinho Zacharias (7) 7 Luiz Paulo Bastos (6)
Chico Junqueira (4) 3 3 Cachico Bastos (4)
Progressão: 3×0, 4×3, 4×6, 7×8, 8×10, 11×11 e 12×11
Juízes: Augusto Romero (ARG) e Fernando Pelosini
Data: 12/jun (domingo)
Campo: HPCC 1

 

Campanha Tigres no Aberto do Helvetia 2016
1ª Rodada Tigres 12 x 10 Invernada
2ª Rodada Tigres 13 x 11 Hípica Polo
3ª Rodada Tigres 8 x 5 Flamboyant
4ª Rodada Tigres x Maragata Julius Baer (cancelada)
Final Tigres 12 x 11 Maragata Julius Baer

tabeladotorneio