XPL tem início com duas partidas em Pilar

La Aguada e Las Monjitas vencem no início da competição

A Xtreme Polo League (XPL) teve sua rodada inaugural disputada nesta quarta-feira (25) na sede da Associação Argentina de Polo (AAP) em Pilar. Competição de alto handicap propõe novo formato e regras que buscam maior competitividade e interação com o público do esporte.

Dois jogos foram disputados no primeiro dia da XPL. No primeiro encontro da rodada a equipe La Aguada enfrentou La Pegasus e viu sua adversária ser mais eficiente na primeira metade do duelo, chegando ao intervalo à frente por 8 a 6. No entanto, na segunda metade da partida, a equipe liderada por Miguel N. Astrada conseguiu se recuperar e com boa atuação de Torito Ruiz, eleito MVP do jogo, virou o placar e conquistou a vitória pelo placar de 13 a 10, assumindo a liderança provisória do grupo B.

Logo em seguida foi a vez de uma das favoritas ao título, Las Monjitas, cumprir seu papel e estrear bem na competição. Contando com o jovem Tomas Panelo no quarteto, Las Monjitas dominou o encontro diante de La Ensenada desde o primeiro chukker e foi aos poucos abrindo vantagem no marcador, até chegar ao triunfo por 17 a 10. Facundo Sola recebeu o prêmio de melhor jogador do duelo.

A XPL continua no próximo sábado (28) com mais dois jogos da fase de classificação. La Albertina faz sua estreia diante de La Ensenada enquanto Ellerstina debuta diante de La Pegasus. As partidas da Xtreme Polo League estão sendo transmitidas ao vivo para o Brasil através do canal do Esporte Interativo no Youtube.

Facundo Sola foi destaque em vitória de Las Monjitas sobre La Ensenada (crédito - Matías Callejo / aapolo.com)
Facundo Sola foi destaque em vitória de Las Monjitas sobre La Ensenada (crédito – Matías Callejo / aapolo.com)

Novas Regras adotadas pela XPL:

– Não haverá troca de lado a cada gol. As trocas acontecerão a cada chukker e o jogo se reiniciará sempre com um throw-in no meio de campo.

– A cada gol o jogo se reiniciará a partir da marca das 40 jardas.

– Haverá uma linha semi-circular nas 80 jardas. Os gols feitos com tacadas atrás desta linha valerão o dobro.

– O jogo se disputará na categoria “handicap” e as trocas de jogadores serão limitadas durante a partida.

– Cada jogador poderá utilizar no máximo 10 cavalos por partida.