Espanha é campeã Mundial de Polo

Espanhóis venceram Estados Unidos no tempo suplementário e ficaram com título

A Espanha é a grande campeã do XII FIP World Polo Championship. Em final emocionante realizada na tarde deste domingo (6) no National Polo Center, nos Estados Unidos, os espanhóis derrotaram a seleção anfitriã no tempo suplementário e conquistaram o título do Mundial de Polo pela primeira vez.

O dia decisivo em Welington teve início com a disputa da medalha de bronze entre Uruguai e Argentina. Os argentinos trocaram seus quatro jogadores titulares enquanto os uruguaios mantiveram o quarteto que vinha atuando desde o início da competição, o que acabou sendo fator determinante para que o Uruguai vencesse por 9 a 7,5 e ficasse com a terceira posição no Mundial.

Mais tarde foi a vez da aguardada decisão do título entre Estados Unidos e Espanha. Jogando em casa e com apoio do público, os norte-americanos tiveram novamente Hope Arellano na equipe titular e começaram melhor a partida, chegando a abrir vantagem de 6 a 3 nas duas primeiras parciais, com destaque para três gols anotados por Nico Escobar

Bastante determinada e aguerrida, a Espanha não desistiu do jogo e liderada por Pelayo Berazardi foi em busca da reação e chegou a igualar o marcador em 8 a 8 em meados do quarto período.

Aproveitando melhor as oportunidades os Estados Unidos voltaram a abrir vantagem após gols anotados por Nico e Hope e pareciam estar com o título encaminhado mas viram sua adversária novamente chegar ao empate com gols de Pelayo e Luis Domeqc, sendo o último com menos de cinco segundos para o sino final, levando assim o jogo para o tempo suplementário.

No chukker extra, após boas oportunidades desperdiçadas para os dois lados, coube a Pelayo marcar um lindo gol batendo um penal local de cerca de 90 jardas do gol de maneira direta, garantindo assim a vitória da Espanha por 11 a 10 e o título do Mundial de Polo de 2022.

Espanha campeã do Mundial de Polo de 2022 (crédito - David Lominska / FIP)XII FIP World Polo Championship – FINAL

ESPANHA 11 x 10 ESTADOS UNIDOS

Espanha: Nicolas R. Guiñazu 2 (4 gols na partida), Luis Domeqc 3 (1 gol), Pelayo Berazardi 5 (6 gols) e Nicolas Alvarez 4

Estados Unidos: Hope Arellano 2 (1 gol), Agustin Arellano 3 (2 gols), Lucas Escobar 4 (2 gols) e Nico Escobar 5 (5 gols)

Progressão: 2×1, 3×6, 8×7, 9×8, 10×10 e 11×10

MVP: Pelayo Berazardi (Espanha)

BPP: J5 Matilde (Pelayo Berazardi, Espanha)