La Dolfina e La Natividad finalistas do Aberto de Palermo

Equipes decidem 128º Campeonato Argentino Aberto de Polo no próximo sábado (11)

O 128º Campeonato Argentino Aberto de Polo conheceu neste último final de semana suas finalistas. La Dolfina Saudi e La Natividad terminaram a fase de classificação na liderança de seus respectivos grupos e decidem a competição no próximo sábado (11).

A quinta e última rodada da primeira fase teve início no sábado com os jogos do grupo A. No primeiro encontro do dia La Dolfina Saudi confirmou seu favoritismo diante de La Irenita e conseguiu vitória tranquila pelo placar de 13 a 11, fechando sua participação com três vitórias em quatro partidas. Pelon Stirling e Diego Cavanagh não atuaram e foram substituídos por Gringo Colombres e Ale Muzzio, respectivamente.

Ale Muzzio e Gringo Colombres (foto) atuaram por La Dolfina no duelo diante de La Irenita (Crédito - Matías Callejo / AAP)
Ale Muzzio e Gringo Colombres (foto) atuaram por La Dolfina no duelo diante de La Irenita (Crédito – Matías Callejo / AAP)

Com o resultado anterior, Ellerstina entrou em campo diante de La Ensenada já eliminada mas cumpriu seu papel com dignidade e superou sua adversária em jogo bastante parelho. Em caso de vitória, La Ensenada avançaria de maneira inédita à decisão mas teve um início de partida muito ruim e chegou a estar atrás do marcador por 12 a 5 no quinto período. Nos tempos finais a equipe até esboçou uma reação mas o triunfo ficou mesmo com Ellerstina por 15 a 13. Ellerstina também chegou a sua terceira vitória mas acabou ficando de fora da final devido ao critério de confronto direto.

No domingo foi a vez das equipes do grupo B definirem suas situações. No confronto preliminar a equipe Alegría, de Pedrinho Zacharias, conseguiu importante vitória sobre Chapaleufú por 14 a 12 e garantiu vaga na repescagem de Palermo para 2022. Agora a equipe enfrentará a campeã da Copa Camara dos Deputados no próximo domingo (12). A notícia ruim foi Pedrinho que saiu de campo no início do sétimo tempo com uma lesão na mão e é dúvida para esta partida.

Fechando de vez a fase de classificação de Palermo as equipes RS Murus Sanctus e La Natividad entraram em campo para encontro direto em busca da vaga na final e assim como na decisão de Hurlingham, a equipe dos irmãos Castagnola foi bastante superior no fim do jogo e conseguiu a vitória. O duelo começou parelho nas primeiras parciais e chegou ao intervalo com La Natividad à frente pela diferença mínima, 9 a 8. No entanto, na segunda metade do jogo, a equipe contou com grande atuação de seu quarteto para abrir vantagem e entrar no chukker decisivo à frente por 16 a 10. Na parcial final RS Murus Sanctus esboçou uma reação com Sapo Caset mas a vitória e a vaga inédita ficaram mesmo com La Natividad.

La Natividad superou RS Murus Sanctus em Palermo (crédito - Matías Callejo / AAP)
La Natividad superou RS Murus Sanctus em Palermo (crédito – Matías Callejo / AAP)

A final do 128º Campeonato Argentino Aberto de Polo entre La Natividad e La Dolfina Saudi será realizada no próximo sábado (11) a partir das 16h30 no campo 1 de Palermo.

128º Campeonato Argentino Aberto de Polo – FINAL

La Dolfina Saudi: Adolfo Cambiaso (10), Fran Elizalde (9), Pelon Stirling (10) e Diego Cavanagh (9)

La Natividad: Camilo Castagnola (9), Polito Pieres (9), Barto Castagnola (9) e Nachi Du Plessis (9)