La Dolfina supera Ellerstina e conquista Palermo 2019

Com participação de Rodrigo Andrade, equipe chega ao sétimo título consecutivo da competição

Em final realizada na tarde deste sábado (14) no campo argentino de polo, La Dolfina superou Ellerstina pelo placar de 16 a 12 e conquistou o título do Aberto de Palermo pela 13ª vez. Decisão foi marcada pela participação do brasileiro Rodrigo Andrade na equipe campeã.

La Dolfina e Ellerstina decidiram mais uma vez o Aberto de Palermo e se enfrentaram neste sábado pela terceira vez na temporada. No primeiro encontro entre elas La Dolfina levou a melhor e ficou com o título de Hurlingham. Uma semana depois, em decisão adiada, Ellerstina superou sua adversária e ficou com o título de Tortugas.

Embora fosse esperado um equilíbrio maior no confronto, La Dolfina mostrou superioridade em jogo e em tropa nas primeiras parciais de jogo e conseguiu aos poucos abrir vantagem no marcador. Com Adolfo Cambiaso liderando o ataque e boa atuação de Pablo MacDonough a equipe chegou ao intervalo vencendo por 9 a 4 e com amplo domínio em campo.

Na quinta parcial La Dolfina aumentou ainda mais a diferença no marcador e chegou a estar vencendo o confronto por 12 a 6. A partir do sexto período Ellerstina começou a esboçar uma reação e dar certa emoção no jogo. Com três gols consecutivos anotados por Facundo Pieres (2x) e Polito Pieres, La Zeta diminuiu sua desvantagem para 12 a 9 e equilibrou o confronto.

Rodrigo Andrade substituiu Nero e tem boa participação

No início do sétimo tempo Juan Martin Nero sofreu dura queda em jogada com Nico Pieres e teve que deixar a partida. Em seu lugar entrou o brasileiro Rodrigo Andrade com grande atuação. Ellerstina seguiu sua pressão em busca do empate e chegou a diminuir a diferença para apenas dois gols no último período mas Rodrigo anotou dois belos gols que garantiu o triunfo de La Dolfina por 16 a 12 e o título do Aberto de Palermo de 2019.

Com o título da atual temporada La Dolfina chega a sétima conquista consecutiva e sua 13ª em sua história. Desde que foi criada, em 2000, a equipe de Adolfo Cambiaso ficou de fora da decisão apenas em 2004. Durante a festa de encerramento Pablo MacDonough recebeu o prêmio de MVP da partida enquanto a égua Dolfina B06 Cuartetera Clon 6, de Cambiaso, ficou com a capa de melhor animal. Embora tenha participado de apenas um pedaço da partida, Rodrigo faz história e se torna o primeiro brasileiro a conquistar o título de Palermo.

La Dolfina campeã do Aberto de Palermo 2019 (crédito - Matias Callejo / AAP)
La Dolfina campeã do Aberto de Palermo 2019 (crédito – Matias Callejo / AAP)
FINAL – COPA ORO ESPANHA 2015
La Dolfina 16 X 12 Ellerstina
Adolfo Cambiaso (10) 7 8 Facundo Pieres (10)
Pelon Stirling (10) 1 1 Gonzalito Pieres (9)
Pablo MacDonough (10) 4 3 Polito Pieres (10)
Juan Martin Nero (10) 2 Nico Pieres (10)
Rodrigo Andrade (8) 2
Progressão: 1×0, 4×1, 5×3, 9×4, 12×6, 12×9, 13×10, 16×12
Juízes: Gaston Lucero e Guillermo Villanueva
Data: 14/dez (sábado)
Local: Palermo – campo 1