Las Monjitas supreende e decide Palermo contra La Dolfina

Equipe derrotou Ellerstina e ficou com a vaga do grupo B na final

Palermo recebeu neste último final de semana a rodada decisiva da edição de 2018 do Aberto Argentino de Polo. La Dolfina confirmou seu favoritismo e ficou com a vaga do grupo A enquanto Las Monjitas surpreendeu ao público e eliminou Ellerstina na chave B. Decisão ocorre no próximo sábado (15).

A quinta e última rodada da fase de classificação do Aberto de Palermo de 2018 teve início no sábado (8) com os jogos do grupo A. La Dolfina Polo Ranch superou Alegría/La Irenita por 18 a 13 e terminou sua participação com três vitórias em quatro jogos, garantindo a segunda posição da zona. Já La Dolfina fez seu papel diante de La Aguada e com mais uma grande atuação coletiva de seu quarteto venceu o duelo por 17 a 7, ficando assim com a vaga na decisão do título.

No domingo (9) foi a vez das equipes da chave B entrarem em campo em um dia de surpresas. No duelo preliminar, Cria Yatay e La Albertina fizeram uma partida bastante parelha, uma das mais disputadas do torneio, e decidida somente no chukker final, com Cria Yatay levando a melhor por 13 a 12.

Encerrando a primeira fase, Las Monjitas e Ellerstina entraram em campo invictas e fazendo um confronto direto pela vaga do grupo B na final. O confronto foi muito equilibrado desde o início e chegou empatado em 13 a 13 no fim do quinto período. Na sexta etapa Las Monjitas conseguiu grande atuação e marcou três vezes consecutivas, abrindo boa vantagem no marcador e ganhando fôlego para a disputa dos dois últimos chukkers. Nos tempos finais Ellerstina se lançou ao ataque em busca da reação mas acabou parando na boa defesa de Las Monjitas, que soube se segurar e fechou a partida em 18 a 16, garantindo a vaga inédita na decisão do título.

La Dolfina e Las Monjitas decidem o Aberto de Palermo de 2018 no próximo sábado (15) a partir das 16h no horário local. Essa será a primeira final de Facundo Sola, Sapo Caset e Ignacio Toccalino. Já Hilário Ulloa chega a sua segunda final após defender Alegría na decisão de 2013 diante da própria La Dolfina.

Sapo Caset marcou dez gols na vitória de Las Monjitas sobre Ellerstina (crédito - Matias Callejo / aapolo.com)
Sapo Caset marcou dez gols na vitória de Las Monjitas sobre Ellerstina (crédito – Matias Callejo / aapolo.com)