Retrospectiva: torneios de médio handicap

Confira os resultados das competições de médio handicap

A temporada de médio (10, 12 e 14 gols) do polo brasileiro teve em 2016 um total de onze competições realizadas, movimentando bastante o esporte nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Fora do cenário esportivo há algumas temporadas, Bagé deu início às competições de médio handicap no ano com um torneio de 10 gols de handicap em março. Invicta, Estância Felicidade, de Marcus Schalldach e Guiga Lins, superou Santa Luzia na final por 9 a 5 e faturou o título da competição no sul do país (veja aqui).

Em seguida, ainda no mês de março, as atenções se voltaram para o Mata Chica Polo Club, em São Paulo, onde o torneio local reuniu oito equipes de 10 gols de handicap e terminou com Colorado campeã, após vitória sobre Mata Chica por 11 a 10 (relembre aqui).

Equipe Estância Felicidade foi campeã de competição realizada em Bagé/RS (crédito - 30jardas)
Equipe Estância Felicidade foi campeã de competição realizada em Bagé/RS (crédito – 30jardas)

Temporada no Helvetia Polo

Principal centro do polo no Brasil, o Helvetia Polo deu a tacada inicial em sua temporada em abril e engatou uma sequência de competições, sendo que as duas primeiras foram conquistadas por Mata Chica, de Rafa Villela e Beto Junqueira Netto. Na primeira delas, a Copa Cidade de Indaiatuba (14 gols), a equipe superou Itanhangá por 14 a 8 (leia mais), e logo depois, na Copa Juracy Santos (10 gols), bateu Invernada por 13 a 12 (veja aqui).

Ainda no primeiro semestre, outros três torneios movimentaram o clube paulista. A Copa Andrea Moroni (14 gols) teve uma final entre as equipes Tigres, sendo que Tigres 1959 levou a melhor por 13 a 6 (relembre aqui). Em seguida, a Copa Prata (10 gols) contou com um gol de ouro de Ubajara Andrade para dar a vitória por 11 a 10 e o título para Estância Felicidade contra Invernada (leia mais).

Fechando o semestre, a Copa Estado de São Paulo (14 gols) consolidou mais um título de Tigres no ano. Liderada por Aluísio Villela, a equipe passou com certa tranquilidade por São Pedro, pelo placar de 11 a 7, e ficou com a taça (confira aqui).

Tigres 1959, campeã da Copa Andrea Moroni (crédito - 30jardas)
Tigres 1959, campeã da Copa Andrea Moroni (crédito – 30jardas)

Então, foi a vez de Franca sediar seu torneio de Inverno. Mesmo com a participação de Rodrigo Andrade, a equipe local não conseguiu superar Orlândia na final. Novamente Ubajara Andrade foi protagonista e marcou o gol de ouro na vitória por 9 a 8 (relembre a decisão).

No segundo semestre, o HPCC recebeu apenas um torneio e com baixa adesão das equipes. A Copa do Brasil (12 gols) teve a participação de apenas três equipes e consagrou Legacy Polo, de Olavo e João Novaes, campeã após vitória sobre Colorado por 9 a 8 (veja mais).

Legacy Polo, campeã da 2ª Copa do Brasil (crédito - 30jardas)
Legacy Polo, campeã da 2ª Copa do Brasil (crédito – 30jardas)

A temporada brasileira ainda terá duas competições de médio handicap a serem realizadas. Entre os próximos dias 11 e 15 de novembro o 2º Aberto Estância Felicidade (10 gols) será realizado em Viamão (RS), enquanto em dezembro a cidade de Uruguaiana recebe mais uma edição de seu tradicional Torneio Internacional (12 gols).

Temporada Médio Handicap 2016
Torneio HCP Campeã Vice
Torneio Cidade de Bagé 10 Est. Felicidade Santa Luzia
Torneio Mata Chica 10 Colorado Mata Chica
Copa Cidade de Indaiatuba 14 Mata Chica Itanhangá
Copa Juracy Santos 10 Mata Chica Invernada
Copa Andrea Moroni 14 Tigres 1959 Tigres
Copa Prata 10 Est. Felicidade Invernada
Copa Estado de São Paulo 14 Tigres São Pedro
Torneio Inverno de Franca 12 Orlândia Franca
2ª Copa do Brasil 12 Legacy Polo Colorado
2º aberto Est. Felicidade 12
Torneio Int. Cidade Uruguaiana 12