Retrospectiva: competições de alto handicap

Seis competições de alto handicap foram realizadas no Helvetia Polo Country Club

Palco dos principais torneios do polo brasileiro, o Helvetia Polo teve o encerramento de sua temporada no final de setembro e, assim, também chegaram ao término as competições de alto handicap do calendário nacional. Em 2016 foram seis competições de alto handicap em Indaiatuba, sendo três de 18 gols, duas de 22 gols e uma de 26 gols.

A temporada de alto handicap teve início em abril com um torneio de 18 gols realizado em homenagem a Juracy Santos. Com campanha invicta (quatro vitórias em quatro jogos), a equipe campeã foi Tigres, que superou Tigres 1959/Agudo na decisão pelo placar de 14 a 9. A formação que ficou com o título contou com Pedrinho Zacharias, Ziza Meirelles, Wolff Klabin e Sylvinho Coutinho (relembre aqui a decisão).

Tigres, campeã da Copa Juracy Santos 18 gols (crédito/30jardas)
Tigres, campeã da Copa Juracy Santos 18 gols (crédito/30jardas)

Na sequência, teve início a Tríplice Coroa Brasileira com as tradicionais competições de 22 e 26 gols, e todas elas tiveram Maragata Julius Baer na decisão. A primeira disputa foi a Copa Giorgio Moroni, onde Maragata, após vencer todos seus desafios até a final, ficou com o título após um gol de ouro de Cachico Bastos, que garantiu o triunfo de 9 a 8 sobre Hípica Polo na decisão (veja como foi clicando aqui). O quarteto campeão teve os irmãos Luiz Paulo e Cachico Bastos, além de Ubajara Andrade, que substituiu João Gaspar, e Alexandre Junqueira.

Equipe Maragata Julius Baer com o título da Copa Giorgio Moroni (crédito/30jardas)
Equipe Maragata Julius Baer com o título da Copa Giorgio Moroni (crédito/30jardas)

Em seguida veio o Aberto do Helvetia e Tigres mostrou que apesar da boa campanha de Maragata, o ano seria mesmo dela. Também em uma decisão bastante equilibrada, Tigres precisou do gol de ouro de Chico Junqueira para derrotar Maragata por 12 a 11 e conquistar a segunda etapa da Tríplice Coroa (veja como foi). A equipe atuou com Guiga Lins no lugar de José Klabin, Pedrinho Zacharias, Chico Junqueira e Sylvinho Coutinho.

Finalizando o primeiro semestre e a Tríplice Coroa de 2016, Tigres e Maragata voltaram a brigar por um título, desta vez do Aberto do Estado de São Paulo, competição de 26 gols de handicap. Diferentemente das finais anteriores, dessa vez Tigres, que manteve a base da formação e teve apenas Aluísio Villela no lugar de Guiga, não encontrou muitas dificuldades e venceu de forma tranquila, pelo placar de 12 a 8 (relembre aqui). Artilheiro da partida com oito gols, Pedrinho Zacharias também fechou a Tríplice Coroa como artilheiro geral com 71 gols marcados em 12 jogos (média de 5,92 gols/jogo).

Tigres faturou o Aberto do Estado de SP 26 gols (crédito/30jardas)
Tigres faturou o Aberto do Estado de SP 26 gols (crédito/30jardas)

Rodrigo Andrade domina o segundo semestre

Depois da pausa em julho para os torneios em Orlândia e Franca, o Helvetia Polo retomou suas atividades com mais dois torneios de 18 gols de handicap e, em ambos, o destaque foi Rodrigo Andrade.

A primeira das duas competições foi o Campeonato Brasileiro de Polo, que reuniu dez equipes na briga pelo título. Vice em 2015, Rodrigo voltou a defender Guabi Polo neste ano e, ao lado de Gustavo Toledo, Serginho Figueiredo e Beto Junqueira Netto, conseguiu uma grande vitória sobre Nova Java na decisão pelo placar de 8 a 7 (veja mais aqui).

Fechando a temporada foi a vez de outra homenagem do Helvetia Polo, dessa vez a P.G. Meirelles. Atuando com Invernada, Rodrigo ajudou a equipe a superar Tigres/Agudo no duelo final pelo placar de 12 a 10, conquistando seu segundo título no ano. Além de Rodrigo Invernada a formação teve Guzi Pimenta, Eduardo D. Junqueira e Fabinho D. Junqueira. Já Tigres fechou sua campanha com três títulos e um vice-campeonato.

Atletas de Invernada com P.G. Meirelles e a taça de campeã (crédito/30jardas)
Atletas de Invernada com P.G. Meirelles e a taça de campeã (crédito/30jardas)
Temporada Alto Handicap 2016
Torneio HCP Campeã Vice
Copa Juracy Santos 18 gols Tigres Tigres 1959/Agudo
Copa Giorgio Moroni 22 gols Maragata J. Baer Hípica Polo
Aberto do Helvetia 22 gols Tigres Maragata J. Baer
Aberto do Estado de SP 26 gols Tigres Maragata J. Baer
Campeonato Brasileiro 18 gols Guabi Polo Nova Java
Copa P.G. Meirelles 18 gols Invernada Tigres/Agudo